Este estudo objetivou compreender como acontece o processo formativo no Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, turma do 8ºperíodo do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, descobrindo quais desafios e dificuldades são enfrentadas pelos professores durante seu processo formativo, analisando as contribuições do PARFOR na prática pedagógica dos professores, bem como verificando, enquanto política pública, os pontos positivos e negativos do PARFOR no processo formativo destes professores. Este trabalho fundamenta-se em autores como: Freire (2002), Garcia (1995), Imbernóm (2010), Ludke (2012), Longarezzi (2013) entre outros que abordam a temática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica que intentou descobrir e refletir sobre experiências dentro de um processo de formação docente e as complexidades que subsistem neste processo. O instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, pelo qual se descobriu os grandes desafios e dificuldades que permeiam a formação docente, como renda, segurança, falta de valorização profissional e incentivo à carreira. No entanto, verificaram-se relevantes conquistas na prática pedagógica dos acadêmicos do PARFOR bem como a oportunidade de inserção profissional que demanda graus de estudos cada vez mais elevados. Todavia, existem pontos divergentes no PARFOR que, de certa forma, comprometem a formação docente. Logo, é preciso implementar condições objetivas como por exemplo, o apoio das secretarias municipais e estaduais, afim de que estes profissionais possam usufruir de conquistas muito mais concretas que os fortaleçam em sua formação e garantam a formação de profissionais mais preparados, reflexivos e proativos.