o referido trabalho tem por objetivo, apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa sobre a formação e a função do gestor escolar da escola pública do município de Parintins. A função do gestor escolar envolve vários aspectos desde os pedagógicos, burocráticos e administrativos e deve ser mediada com a finalidade de oferecer aos educandos o processo de ensino e aprendizagens significativas. Esse conjunto de ações quando interligados e desenvolvidos coletivamente, apresentam no interior do espaço escolar uma relação reciproca e democrática de todos os agentes envolvidos. A instituição está localizada no centro da cidade de Parintins, recebe alunos de bairros próximos e afastados da escola, além de atender um grande número de crianças indígenas oriundas de comunidades próximas a cidade. Os desafios enfrentados pela gestão educacional tornam-se pontos de partida para repensar as formas de gerir um espaço em que a sociedade deposita total responsabilidade de vencer barreiras e conflitos sociais, culturais, étnicos, raciais, além de acreditar na ascensão social do indivíduo. Portanto, para desenvolver a função social da escola, de formar pessoas críticas e conscientes para o exercício da cidadania, e´ necessário a atuação de um bom gestor nesse processo, que conheça os caminhos a serem percorridos tanto teóricos quanto metodológicos. O papel do conselho escolar pode favorecer maior participação da comunidade escolar. Deve-se pensar atos democráticos e participativos, que englobe o conjunto de ações e sujeitos que construam coletivamente a escola que forme o cidadão em todos os aspectos.
Samara Nunes Cativo; Soraia Garcia Gomes; Luiz Carlos Souza da Silva Filho; Eliseu da Silva Souza.