A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA FUNÇÃO EDUCATIVA DAS LENDAS AMAZONICAS NO UNIVERSO INFANTIL
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Pensando nisso, o presente artigo objetiva explicitar a função educativa das lendas amazônicas no universo infantil, a partir de uma análise interdisciplinar, tanto no que tange à pesquisa quanto a análise dos dados. Para compreender o problema da pesquisa foram ouvidas as crianças da comunidade rural de Bom Socorro do Zé Açú, há 14 quilômetros do município de Parintins – AM. Através de entrevistas semiestruturadas, reproduções imagéticas (desenhos livres elaborados pelas crianças) e análises dos dados à luz de teóricos como Fazenda (2002,2001), Florestan Fernandes (1989) e Bruno Betelheim (1980) pode-se compreender que tanto a comunidade circundante, com a perpetuação da inteligência ecológica implícita nas lendas, quanto a escola, e suas disciplinas curriculares, podem utilizar as lendas amazônicas com uma abordagem educativa em relação às crianças, sendo que no ambiente escolar elas podem ser aliadas à abordagem interdisciplinar, considerando os alunos como produtores do conhecimento, de forma a perceber que todos os elementos do cotidiano, por mais simples que aparentem ser, só podem plenamente decifrados a partir da libertação das formas de pensamento convencionais e assumpção de novas formas de inteligência." 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