Ao falar sobre a inclusão do educando com necessidades especiais em um país como o Brasil, onde a discriminação se torna bem presente, é desafiador fazer um trabalho de inclusão, mas não impossível. Sendo assim, o processo de inclusão que está em construção requer envolvimento de todos os envolvidos, pais, a família, educadores, gestores e profissionais da educação. O referido artigo é uma pesquisa bibliográfica e também um estudo de caso de uma escola pública do município de Santarém. Desse modo, este artigo vem mostrar como está acontecendo a educação inclusiva, os avanços que ocorreram no ensino de crianças com necessidades educacionais especiais a partir da inclusão e sobre a avaliação específica necessária antes e decorrer deste processo. Todo este trabalho avaliativo é realizado por uma equipe da SEMED (psicopedagogos). Avanços como este são de grande importância, em que as inovações tecnológicas são aplicadas no ambiente de trabalho para alcançar resultados dessa natureza com crianças que carregam consigo um processo de discriminação, mas quando se articula o ensino e aprendizagem com métodos inovadores, bons resultados serão alcançados. Desse modo, é possível uma educação inclusiva e de qualidade em uma escola pública do ensino regular.