No contexto da pós-modernidade, a literatura infantil representa um importante instrumento de incentivo às práticas de leitura e produção textual na escola, por possibilitar a vivência com o lúdico e com as diversas formas de linguagem. Neste sentido, o presente trabalho objetiva: compreender os significados da literatura infantil na prática de ensino dos professores do ensino fundamental I de Santa Helena – PB (BR). Para tanto, utilizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, com perspectiva fenomenológica, baseada nos seguintes autores: Coelho (2000), Minayo (2003) e Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (1997). Na coleta de dados, realizamos uma entrevista com docentes da primeira fase do ensino fundamental daquele município. Na apresentação e interpretação dos dados, ancoramos as discussões através de categorias de análise. O significado maior deste estudo, portanto, concentra-se na adoção da perspectiva da literatura infantil enquanto agente de formação global do indivíduo, a mediar a construção de conhecimentos entre o aluno/leitor e o objeto/livro. Ao refletirmos sobre as práticas de leitura na escola e sua preponderância para a promoção da cidadania dos alunos, acreditamos exercer a principal função da educação neste novo milênio.