BULCÃO, Graciele Vieira et al.. A migração de alunos do campo para as escolas urbanas. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17471>. Acesso em: 22/11/2024 05:15
O presente artigo denominado “a migração de alunos do campo para as escolas urbanas”, foi realizado com o objetivo de verificar quais os motivos que levam alguns comunitários com filhos em idade regular ao ensino ofertado na escola localizada na comunidade do Aninga, a matricularem os seus filhos nas escolas localizadas na área urbana na cidade de Parintins/AM. Para tal, foi realizada a pesquisa de caráter qualitativo e como método de abordagem dialética, teve como sujeitos da pesquisa cinco (05) pais e um (1) professor que atuou em 2013 na turma multisseriada de 1º, 2º e 3ºano, e como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação direta e entrevista semi-aberta. Após coleta e interpretação dos dados, concluímos que isso é decorrente de um processo histórico pensado ideologicamente pela classe dominante aos menos favorecidos sobre o ensino ofertado nas escolas do campo. Essa visão errônea que os pais entrevistados possuem com relação à qualidade do ensino ofertado na escola do campo, infelizmente só distanciam os comunitários das raízes locais.