O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com as crianças Tikuna, educadores e pais da comunidade do Umariaçú II, em Tabatinga – AM, objetivando investigar como se da o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, na Escola Municipal AEGATU DECATUCU. Os objetivos específicos traçados neste estudo foram: Observar no cotidiano da escola as relações de convivência entre crianças-crianças e crianças-educador frente às atividades escolares diante da prática pedagógica do professor em sala de aula. Registrar por meio da observação e convivência como as crianças indígenas reagem ao aprendizado formal na sala de aula, mediante as atividades propostas pelos educadores. No que se refere ao comportamento, as crianças Tikuna, como todas as crianças, têm seu momento de diversão, e em relação à aprendizagem, os mesmos são muito atenciosos quando os educadores estão a explicar. A pesquisa revelou ainda que os pais não são tão colaboradores da educação dos filhos, pois, ainda possuem a ideia de que o ensinamento e a aprendizagem são heranças marcadas e enraizadas pelas gerações familiares. Por sua vez, para os educadores a escola é a instituição que tende a viabilizar muitas atividades para ter a presença dos pais no seu cotidiano, mesmo frente aos desafios que a educação indígena enfrenta nos currículos, nos recursos, na comunidade, sempre com uma tendência de aculturação da vida social a qual a cada dia é infiltrada por uma sociedade mais urbanizada. Através deste estudo buscou-se, portanto, debater analiticamente as relações indígenas e não indígenas no contexto educativo