Este trabalho tem como desígnio apresentar as observações, análises e reflexões das questões que norteiam os aspectos voltados à importância do ensino de Geografia na Educação Infantil relacionados ao desenvolvimento da formação integral da criança, como também relatar as experiências vividas no estágio obrigatório da Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, do Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS na Creche municipal da rede pública de ensino na cidade de Floriano – Piauí. O referencial teórico respalda-se nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, nº 9.394/96, no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de Geografia que regem a Educação, concomitantemente nas teorias científicas e pedagógicas relacionadas, como também nas discussões sobre o ensino de Geografia na Educação Infantil e do aperfeiçoamento e ampliação dos conhecimentos dos acadêmicos. A metodologia deu-se a partir dos relatos de experiências do estágio obrigatório da Educação Infantil, articulada as aulas de Metodologia da Geografia. Conclui-se de acordo com os estudos teóricos e com as vivências acontecidas na referida instituição que é essencial trabalhar as noções geográficas na Educação Infantil, utilizando-se de conhecimentos que proporcionem o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, como: a pensar como um ser constituinte do meio, buscar refletir sobre a sua existência na sociedade, e consequentemente fazer uma leitura e explorar o ambiente.