No atual contexto educacional, há muitos debates e questionamentos sobre as práticas de leitura e suas contribuições no desenvolvimento intelectual dos estudantes, porém, poucas são as pesquisas direcionadas a discutir como tais práticas ocorrem no Ensino Superior. Assim, este trabalho, à luz dos pressupostos de autores como Luckesi (2001), Silva (1986; 1998; 2004), dentre outros, pretende investigar as práticas de leitura no cotidiano acadêmico do curso de Letras, a fim de identificar o perfil-leitor dos acadêmicos, verificar como são desenvolvidas as práticas de leitura nas diversas disciplinas do curso e analisar se essas práticas de leitura desenvolvidas contribuem no desenvolvimento intelectual dos estudantes pesquisados. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de uma turma do 8º período do curso de Letras (CESP/UEA) e a importância deste estudo acerca das práticas de leitura no Ensino Superior é possibilitar a reflexão discente e docente a respeito da leitura na formação acadêmica, uma vez que, para uma melhor formação, não basta apenas instrumentar; é necessário fomentar a leitura como recurso indispensável de desenvolvimento intelectual.