ANSELMO, Simiane Pessoa et al.. Estágio supervisionado i: um panorama da educação infantil. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17574>. Acesso em: 21/11/2024 22:20
Este trabalho tem a finalidade de descrever e analisar a experiência de estágio dos acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia, turma 2012, da Universidade do Estado do Amazonas polo Parintins – UEA. Sabemos que o Estágio é de grande relevância no processo de qualquer formação, é neste momento que o acadêmico passa a conhecer a realidade vivida em sala de aula, fazendo descobertas sobre o sentido da sua profissão. A prática nesse processo é relevante, pois, o professor pode legitimar seu saber teórico construindo assim a base de postura pedagógica. A partir do Estágio realizado nos Centros de Educação Infantil, buscou-se contextualizar a teoria aprendida em sala no processo de formação acadêmico com a realidade vivenciada in loco, obtendo uma análise crítica de como essa prática acontece. Com este trabalho, pretendemos gerar reflexões para compreensão de como ocorre o processo de articulação entre teoria e prática, confrontando os saberes teóricos com os saberes da realidade encontrada.