Mais que um cumprimento burocrático, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) traz em seu bojo o plano global da instituição que se configura como um instrumento teórico-metodológico com finalidade de intervir e mudar a realidade escolar. Sabido de tal importância e da necessidade de que o mesmo seja construído e, constantemente, reconstruído de forma coletiva com a comunidade escolar, o presente trabalho tem como proposta dialogar acerca necessidade de ressignificar o PPP de modo a atribuir a ele sua real função. Fruto de observações do cotidiano escolar de um Centro Educacional Infantil no Município de Parintins proposto pela disciplina Estágio Supervisionado III: Gestão Escolar no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFAM/ICSEZ, a temática objetiva proporcionar maiores esclarecimentos para tal unidade escolar sobre o PPP transformando-o num elo integrador da gestão escolar, unindo, esferas pedagógicas, administrativas e sociais no exercício de pensá-lo, executá-lo e avaliá-lo, motivando assim a comunidade escolar a vivenciá-lo em sua prática educativa.