Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A INFLUÊNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA/CESP

Palavra-chaves: OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17464
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 757
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA/CESP"
    "resumo" => "Oficinas pedagógicas são atividades práticas realizadas visando uma maior compreensão dos conteúdos a serem ensinados aos alunos, com estratégias didáticas previamente planejadas e elaboradas. Sabendo que como professores em formação, é preciso de prática nas escolas para conhecer a realidade e interligar essa experiência com as teorias aprendidas na universidade.  Com isso, este artigo tem por objetivo analisar se as oficinas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID influenciam na formação de professores do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA/CESP. Embasado em autores como Demo (2004), Santos (2008), Martins e Figueiredo (2011), entre outros. A pesquisa teve como metodologia observação direta e participativa por parte dos integrantes do PIBID em uma escola estadual no município de Parintins. As discussões foram em torno do desenvolvimento das oficinas pedagógicas e sua relevância tanto para a aprendizagem dos alunos e professores da escola quanto para os acadêmicos em formação. Concluindo-se que ao serem realizadas essas oficinas, os acadêmicos do curso de Pedagogia obtiveram bastante experiência em sua formação, podendo assim futuramente fazer diferença em sua prática como docente. Sabendo-se que pode haver falhas na execução desse trabalho, no entanto há diversos meios de melhorar essas dificuldades, buscando sempre a meta em promover a aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente"
    "palavra_chave" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID757_23102015155655.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY DAYANY DE SOUZA PARÁ"
    "autor_nome_curto" => "KELLY DAYANY"
    "autor_email" => "kellyday_1389@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17464
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 757
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA/CESP"
    "resumo" => "Oficinas pedagógicas são atividades práticas realizadas visando uma maior compreensão dos conteúdos a serem ensinados aos alunos, com estratégias didáticas previamente planejadas e elaboradas. Sabendo que como professores em formação, é preciso de prática nas escolas para conhecer a realidade e interligar essa experiência com as teorias aprendidas na universidade.  Com isso, este artigo tem por objetivo analisar se as oficinas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID influenciam na formação de professores do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA/CESP. Embasado em autores como Demo (2004), Santos (2008), Martins e Figueiredo (2011), entre outros. A pesquisa teve como metodologia observação direta e participativa por parte dos integrantes do PIBID em uma escola estadual no município de Parintins. As discussões foram em torno do desenvolvimento das oficinas pedagógicas e sua relevância tanto para a aprendizagem dos alunos e professores da escola quanto para os acadêmicos em formação. Concluindo-se que ao serem realizadas essas oficinas, os acadêmicos do curso de Pedagogia obtiveram bastante experiência em sua formação, podendo assim futuramente fazer diferença em sua prática como docente. Sabendo-se que pode haver falhas na execução desse trabalho, no entanto há diversos meios de melhorar essas dificuldades, buscando sempre a meta em promover a aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente"
    "palavra_chave" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID757_23102015155655.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY DAYANY DE SOUZA PARÁ"
    "autor_nome_curto" => "KELLY DAYANY"
    "autor_email" => "kellyday_1389@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Oficinas pedagógicas são atividades práticas realizadas visando uma maior compreensão dos conteúdos a serem ensinados aos alunos, com estratégias didáticas previamente planejadas e elaboradas. Sabendo que como professores em formação, é preciso de prática nas escolas para conhecer a realidade e interligar essa experiência com as teorias aprendidas na universidade. Com isso, este artigo tem por objetivo analisar se as oficinas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID influenciam na formação de professores do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA/CESP. Embasado em autores como Demo (2004), Santos (2008), Martins e Figueiredo (2011), entre outros. A pesquisa teve como metodologia observação direta e participativa por parte dos integrantes do PIBID em uma escola estadual no município de Parintins. As discussões foram em torno do desenvolvimento das oficinas pedagógicas e sua relevância tanto para a aprendizagem dos alunos e professores da escola quanto para os acadêmicos em formação. Concluindo-se que ao serem realizadas essas oficinas, os acadêmicos do curso de Pedagogia obtiveram bastante experiência em sua formação, podendo assim futuramente fazer diferença em sua prática como docente. Sabendo-se que pode haver falhas na execução desse trabalho, no entanto há diversos meios de melhorar essas dificuldades, buscando sempre a meta em promover a aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.