Oficinas pedagógicas são atividades práticas realizadas visando uma maior compreensão dos conteúdos a serem ensinados aos alunos, com estratégias didáticas previamente planejadas e elaboradas. Sabendo que como professores em formação, é preciso de prática nas escolas para conhecer a realidade e interligar essa experiência com as teorias aprendidas na universidade. Com isso, este artigo tem por objetivo analisar se as oficinas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID influenciam na formação de professores do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA/CESP. Embasado em autores como Demo (2004), Santos (2008), Martins e Figueiredo (2011), entre outros. A pesquisa teve como metodologia observação direta e participativa por parte dos integrantes do PIBID em uma escola estadual no município de Parintins. As discussões foram em torno do desenvolvimento das oficinas pedagógicas e sua relevância tanto para a aprendizagem dos alunos e professores da escola quanto para os acadêmicos em formação. Concluindo-se que ao serem realizadas essas oficinas, os acadêmicos do curso de Pedagogia obtiveram bastante experiência em sua formação, podendo assim futuramente fazer diferença em sua prática como docente. Sabendo-se que pode haver falhas na execução desse trabalho, no entanto há diversos meios de melhorar essas dificuldades, buscando sempre a meta em promover a aprendizagem dos alunos.