O objetivo principal do Ensino Médio é formar a identidade ética do aluno, sua autonomia intelectual e seu pensamento crítico (OCEM, 2006), mas muitas vezes para que o aluno se adeque a esses critérios é preciso que ele esteja familiarizado com conteúdos básicos do Ensino Fundamental. Apresentamos uma experiência vivenciada numa escola da rede privada da cidade de Rio Tinto, onde os alunos do Ensino Fundamental se integraram aos alunos do Ensino Médio por meio de uma apresentação de um seminário abordando conteúdo de números decimais. O trabalho apresentado contou com um grupo de seis alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, oito alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os alunos do 6º ano trouxeram alguns exemplos de situações cotidianas do uso da comparação de números decimais, bem como a transformação decimal-fracionária (ESCOLA KIDS, 2012), para que os alunos do Ensino Médio percebessem a importância do conteúdo em seu nível de ensino, percebendo também que há uma relação de conteúdo entre as duas turmas. Segundo os PCN (1998), o conteúdo deve ser trabalhado na perspectiva da resolução de problemas e os alunos devem ter uma compreensão do sistema de numeração decimal e identificar o conjunto de regras e símbolos que regem este sistema, bem como sua leitura e escrita na forma decimal e fracionária. Os alunos utilizaram como recurso didático o quadro e a apresentação de slides trazendo situações que envolviam a comparação de números decimais, deixando claro para os alunos do Ensino Médio a forma correta de fazer a comparação. A integração entre as duas turmas foi uma parceria feita entre os professores do Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, autor e coautor deste trabalho. Tendo em vista a importância desta relação entre esses dois níveis de ensino, pois os alunos podem ficar cientes que os conteúdos do Ensino Fundamental fazem parte direta e/ou indiretamente de alguns conceitos vistos no Ensino Médio e os alunos do 6º ano veem que futuramente o que eles aprendem hoje não será algo desnecessário, mas sim uma pequena parcela de inúmeros conceitos que deverão dominar futuramente.