RESUMO: Este pôster relata a experiência de monitoria das disciplinas Matemática Elementar e Matemática I na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, durante os períodos 2011.1 e 2011.2, a apresentar algumas contribuições do monitor na formação matemática de professores polivalentes, uma vez que a maioria dos licenciados que adentram nos cursos de Pedagogia opta por essa formação com a finalidade de se esquivar dos conhecimentos próprios das disciplinas exatas. A princípio percebe que existe uma aversão dos licenciandos as disciplinas de matemática e o temor no desempenho nas atividades a serem realizadas. Como embasamento teórico do presente trabalho, tem-se as contribuições de estudos do Campo de Pesquisa da Educação Matemática, além de considerar as orientações apresentadas no Parâmetro Curricular Nacional – PCN para o ensino da Matemática. Com base nas atividades realizadas, das vivencias nas aulas e nos acompanhamentos com esses futuros pedagogos, pode concluir que o monitor tem papel fundamental para o bom andamento dos trabalhos destas disciplinas; é justamente ele quem vai estabelecer o elo entre o professor e os alunos, tanto em sala de aula como fora dela. O monitor pode auxiliar ao professor tanto na elaboração, organização e criação dos materiais didáticos quanto no processo de mediação dos alunos, seja durante a ministração das aulas, seja nos horários de atendimento individual. Ademais, a experiência de monitoria pode ser um grande incentivo à formação docente, sendo um espaço de formação profissional, pois potencializa a interação do discente no universo acadêmico e no tratamento dado à matemática.