Este trabalhado foi planejado a partir de uma proposta de atividade do Programa Institucional de bolsa de Incentivo a Docência (PIBID), no qual foi proposto para observar aulas de matemática com a intenção de intervir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos para minimizar o grau de dificuldades dos mesmos durante a construção de conhecimento matemático. Notou que uma boa parte dos alunos não demonstrava interesse nas aulas. Diante disso decidimos construir um jogo em que os alunos pudessem realizar atividades que assimilassem com o seu cotidiano. A proposta de trabalho foi iniciada com a construção de um jogo denominado “Tangram” para explorar os conhecimentos adquiridos dos alunos no que diz respeito a matemática. O trabalho foi aplicado em uma escola municipal do Recife, com 25 alunos do 2º ano, onde realizaram uma etapa de manipulação do jogo e trabalharam situações envolvendo as formas geométricas. Os resultados do estudo indicam que mesmo apresentando respostas positivas na atividade, os alunos não eram motivados a trabalhar com jogos e apresentavam dificuldades na manipulação e associação das formas geométricas no cotidiano.