Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A APRENDIZAGEM DO SISTEMA MONETÁRIO NA EXPERIÊNCIA DO SUPERMERCADO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: SISTEMA MONETÁRIO, SUPERMERCADO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10055
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 870
    "inscrito_id" => 1534
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM DO SISTEMA MONETÁRIO NA EXPERIÊNCIA DO SUPERMERCADO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho é resultado de um projeto realizado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do CED/UECE, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, elaborado com o objetivo de observar, refletir e contribuir sobre as concepções de uso do sistema monetário brasileiro, bem como incentivar o cálculo e o uso de valores aproximados para resolver situações envolvendo quantias em dinheiro, os bolsistas do PIBID juntamente com algumas professoras da E. M. E. F. Francisco de Melo Jaborandi promoveram uma aula diferenciada, para os alunos das três turmas do 2º ano do ensino fundamental onde a salas de aula se transformaram em um mini-mercado. Sabendo que as dificuldades do ensino na matemática esta ligada a desvinculação da matemática da sala de aula e a matemática usada no dia a dia (PIAGET, 1979; RANGEL, 1992)  ”O Projeto Supermercado na Escola” teve a como principal objetivo proporcionar aos alunos da referida instituição, vivências práticas das relações financeiras do comércio e um aprendizado  social/econômico a ser realizado com problemáticas que são vivenciadas diariamente, como necessidades de  uma casa e de uma família  vislumbrando assim, desenvolver uma prática de ensino-aprendizagem em confluência com a ação de pesquisar e assim contribuir qualitativamente no desenvolvimento dos educandos trabalhando a interdisciplinaridade dos alunos tornando as aulas mais interessantes. Desse modo o presente trabalho traz aporte teórico de Piaget e suas contribuições reflexivas acerca do assunto.Palavras chave: Sistema monetário; Supermercado; Aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "SISTEMA MONETÁRIO, SUPERMERCADO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_58_54_idinscrito_1534_7972c55cc1fec439299850305d1230b7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA DUARTE GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA DUARTE"
    "autor_email" => "mariliaguimaraes.trab@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10055
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 870
    "inscrito_id" => 1534
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM DO SISTEMA MONETÁRIO NA EXPERIÊNCIA DO SUPERMERCADO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho é resultado de um projeto realizado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do CED/UECE, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, elaborado com o objetivo de observar, refletir e contribuir sobre as concepções de uso do sistema monetário brasileiro, bem como incentivar o cálculo e o uso de valores aproximados para resolver situações envolvendo quantias em dinheiro, os bolsistas do PIBID juntamente com algumas professoras da E. M. E. F. Francisco de Melo Jaborandi promoveram uma aula diferenciada, para os alunos das três turmas do 2º ano do ensino fundamental onde a salas de aula se transformaram em um mini-mercado. Sabendo que as dificuldades do ensino na matemática esta ligada a desvinculação da matemática da sala de aula e a matemática usada no dia a dia (PIAGET, 1979; RANGEL, 1992)  ”O Projeto Supermercado na Escola” teve a como principal objetivo proporcionar aos alunos da referida instituição, vivências práticas das relações financeiras do comércio e um aprendizado  social/econômico a ser realizado com problemáticas que são vivenciadas diariamente, como necessidades de  uma casa e de uma família  vislumbrando assim, desenvolver uma prática de ensino-aprendizagem em confluência com a ação de pesquisar e assim contribuir qualitativamente no desenvolvimento dos educandos trabalhando a interdisciplinaridade dos alunos tornando as aulas mais interessantes. Desse modo o presente trabalho traz aporte teórico de Piaget e suas contribuições reflexivas acerca do assunto.Palavras chave: Sistema monetário; Supermercado; Aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "SISTEMA MONETÁRIO, SUPERMERCADO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_58_54_idinscrito_1534_7972c55cc1fec439299850305d1230b7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA DUARTE GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA DUARTE"
    "autor_email" => "mariliaguimaraes.trab@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

RESUMOO presente trabalho é resultado de um projeto realizado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do CED/UECE, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, elaborado com o objetivo de observar, refletir e contribuir sobre as concepções de uso do sistema monetário brasileiro, bem como incentivar o cálculo e o uso de valores aproximados para resolver situações envolvendo quantias em dinheiro, os bolsistas do PIBID juntamente com algumas professoras da E. M. E. F. Francisco de Melo Jaborandi promoveram uma aula diferenciada, para os alunos das três turmas do 2º ano do ensino fundamental onde a salas de aula se transformaram em um mini-mercado. Sabendo que as dificuldades do ensino na matemática esta ligada a desvinculação da matemática da sala de aula e a matemática usada no dia a dia (PIAGET, 1979; RANGEL, 1992) ”O Projeto Supermercado na Escola” teve a como principal objetivo proporcionar aos alunos da referida instituição, vivências práticas das relações financeiras do comércio e um aprendizado social/econômico a ser realizado com problemáticas que são vivenciadas diariamente, como necessidades de uma casa e de uma família vislumbrando assim, desenvolver uma prática de ensino-aprendizagem em confluência com a ação de pesquisar e assim contribuir qualitativamente no desenvolvimento dos educandos trabalhando a interdisciplinaridade dos alunos tornando as aulas mais interessantes. Desse modo o presente trabalho traz aporte teórico de Piaget e suas contribuições reflexivas acerca do assunto.Palavras chave: Sistema monetário; Supermercado; Aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.