Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRODUÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADORA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENERGIA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9992
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 285
    "titulo" => "PRODUÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADORA PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O tema energia tem sido bastante discutido atualmente, geralmente trabalhado na educação básica na disciplina de Física, é tido como um dos conteúdos mais complexos e amplos de se analisar, pois os livros e os materiais de trabalho trazem muito poucas discussões conceituais e aplicações no cotidiano, enfatizando apenas a definição de tipos de energia e formulações matemáticas das mesmas. Assim, a busca por novas estratégias para abordar esse tema é um desafio para o professor em sala de aula, estratégias essas que busquem não apenas discutir os conceitos e realizar atividades referentes, mas que promovam a construção da consciência critica sobre o tema, tornando o estudante capaz de atuar conscientemente na sociedade em que vive. Diante dessa problemática, foi desenvolvida uma proposta por bolsistas do subprojeto de física do PIBID/UEPB, juntamente com a professora supervisora atuante na escola e o coordenador do subprojeto de Física, sendo a mesma aplicada em uma turma do 1° ano do ensino médio, da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira, situada na cidade de Campina Grande. A atividade teve como objetivo trabalhar o tema energia, discutindo processos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e não renováveis de energia. Para tanto, utilizamos uma abordagem contextualizadora, que nos permitiu discutir tanto conceitos físicos, quanto questões socialmente importantes. Podemos destacar que os resultados foram satisfatórios, os alunos conseguiram relacionar transformações de energia com aspectos e situações do cotidiano, bem como formar uma consciência critica permitindo a discussão sobre o consumo exagerado de energia elétrica. A abordagem utilizada é apontada como bastante eficiente para trabalhar conceitos de Física, permitindo ao estudante tanto compreender melhor os conceitos como perceber a relação existente entre a Física e a sua realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENERGIA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_08_48_36_idinscrito_285_dc6cb689a054414fe0719faf0aa1c842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANA SANTOS"
    "autor_email" => "lidiana_santos18@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9992
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 285
    "titulo" => "PRODUÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADORA PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O tema energia tem sido bastante discutido atualmente, geralmente trabalhado na educação básica na disciplina de Física, é tido como um dos conteúdos mais complexos e amplos de se analisar, pois os livros e os materiais de trabalho trazem muito poucas discussões conceituais e aplicações no cotidiano, enfatizando apenas a definição de tipos de energia e formulações matemáticas das mesmas. Assim, a busca por novas estratégias para abordar esse tema é um desafio para o professor em sala de aula, estratégias essas que busquem não apenas discutir os conceitos e realizar atividades referentes, mas que promovam a construção da consciência critica sobre o tema, tornando o estudante capaz de atuar conscientemente na sociedade em que vive. Diante dessa problemática, foi desenvolvida uma proposta por bolsistas do subprojeto de física do PIBID/UEPB, juntamente com a professora supervisora atuante na escola e o coordenador do subprojeto de Física, sendo a mesma aplicada em uma turma do 1° ano do ensino médio, da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira, situada na cidade de Campina Grande. A atividade teve como objetivo trabalhar o tema energia, discutindo processos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e não renováveis de energia. Para tanto, utilizamos uma abordagem contextualizadora, que nos permitiu discutir tanto conceitos físicos, quanto questões socialmente importantes. Podemos destacar que os resultados foram satisfatórios, os alunos conseguiram relacionar transformações de energia com aspectos e situações do cotidiano, bem como formar uma consciência critica permitindo a discussão sobre o consumo exagerado de energia elétrica. A abordagem utilizada é apontada como bastante eficiente para trabalhar conceitos de Física, permitindo ao estudante tanto compreender melhor os conceitos como perceber a relação existente entre a Física e a sua realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENERGIA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_08_48_36_idinscrito_285_dc6cb689a054414fe0719faf0aa1c842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANA SANTOS"
    "autor_email" => "lidiana_santos18@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O tema energia tem sido bastante discutido atualmente, geralmente trabalhado na educação básica na disciplina de Física, é tido como um dos conteúdos mais complexos e amplos de se analisar, pois os livros e os materiais de trabalho trazem muito poucas discussões conceituais e aplicações no cotidiano, enfatizando apenas a definição de tipos de energia e formulações matemáticas das mesmas. Assim, a busca por novas estratégias para abordar esse tema é um desafio para o professor em sala de aula, estratégias essas que busquem não apenas discutir os conceitos e realizar atividades referentes, mas que promovam a construção da consciência critica sobre o tema, tornando o estudante capaz de atuar conscientemente na sociedade em que vive. Diante dessa problemática, foi desenvolvida uma proposta por bolsistas do subprojeto de física do PIBID/UEPB, juntamente com a professora supervisora atuante na escola e o coordenador do subprojeto de Física, sendo a mesma aplicada em uma turma do 1° ano do ensino médio, da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira, situada na cidade de Campina Grande. A atividade teve como objetivo trabalhar o tema energia, discutindo processos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e não renováveis de energia. Para tanto, utilizamos uma abordagem contextualizadora, que nos permitiu discutir tanto conceitos físicos, quanto questões socialmente importantes. Podemos destacar que os resultados foram satisfatórios, os alunos conseguiram relacionar transformações de energia com aspectos e situações do cotidiano, bem como formar uma consciência critica permitindo a discussão sobre o consumo exagerado de energia elétrica. A abordagem utilizada é apontada como bastante eficiente para trabalhar conceitos de Física, permitindo ao estudante tanto compreender melhor os conceitos como perceber a relação existente entre a Física e a sua realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.