O objetivo deste estudo é evidenciar a importância da prática de leitura e produção textual no ensino-aprendizagem dos alunos da escola básica. No entanto, tomamos como ponto de partida, a leitura e conseguintemente a confecção do gênero textual – charges, onde foram abordados diversos aspectos, dentre eles, as características peculiares deste gênero que o diferencia de outrem, mas também, mostrar como as charges podem auxiliar no processo de formação de leitores críticos e reflexivos, porém, esta pesquisa também objetiva esclarecer, bem como ampliar os conhecimentos do alunado, no que diz respeito ao gênero textual, ou seja, proporcionando a ele o contato com outros gêneros. Nossa pesquisa foi operacionalizada a partir das necessidades acerca do ensino de gêneros discursivos, mas principalmente, no que se refere aos enunciados presentes em dadas questões de alguns processos seletivos (Enem, vestibulares). Todavia, no decorrer do texto iremos apontar algumas das inúmeras contribuições que o ensino de gêneros textuais tem para oferecer aos discentes, e como os professores da escola básica podem contribuir para o aprendizado desses alunos. Nosso estudo foi desenvolvido em decorrência de inquietações presentes nas aulas de leitura e interpretação de texto, na Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho em Guarabira, cujo estudo consistiu em análises desenvolvidas por alunos da 2ª série do Ensino Médio. Nossa pesquisa foi subsidiada por leituras de Bakhtin (2002), Brasil (1998), Scheneuwly e Dolz (2004), Koch (2006), entre outros que dialogam nessa discussão. Concluímos que as indagações e percepções acerca do estudo de gêneros textuais são extremamente produtivas no processo de formação de leitores, ou seja, indivíduos capazes de ler, escrever e compreender diversos textos, como também de explicitar as distinções entre eles.