Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS ALINHADOS AO CURRÍCULO BASEADO EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99884
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6899
    "inscrito_id" => 21866
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS ALINHADOS AO CURRÍCULO BASEADO EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS"
    "resumo" => "No Novo Ensino Médio, o currículo deve ser articulado em torno de eixos orientadores, visando o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante. É então esperado o desenvolvimento de senso crítico e prático do estudante do ponto de vista científico, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas nas mais diversas áreas. Para tanto, os conteúdos selecionados permeiam assuntos que problematizem situações, como aquelas relacionadas ao contexto do estudante. Nessa perspectiva é necessário que se façam adequações, não somente nos conteúdos, mas na metodologia e avaliação desse currículo. Em particular na disciplina de química, deseja-se que ao longo do percurso acadêmico, o estudante desenvolva competências específicas, trabalhando de forma autônoma e ativa os seus saberes e conhecimentos, elaborando perguntas e respostas, por meio da constante regulação de seus pensamentos. Assim, ele deve, nos diferentes domínios, compreender a química no âmbito da comunicação e expressão, além de saber buscar informações, argumentar e posicionar-se criticamente. Nesse cenário, a Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC), programa de extensão, que auxilia estudantes da comunidade próxima a Universidade Federal do ABC (UFABC) a ingressar em universidades públicas, vem repensando práticas e avaliações na perspectiva citada. O objetivo é apresentar uma proposta de desenvolvimento e elaboração de metodologia e questões para simulado com conteúdo químico adequadas à matriz de habilidades e competências da BNCC. Por ser um curso preparatório, os conteúdos são seletivos, porém, visando práticas pedagógicas que o explorem de forma ativa ao estudante. Com os resultados, percebeu-se a evolução dos estudantes no curso e o seu desempenho na apropriação de determinadas habilidades, dando um panorama de sua aprendizagem. Esse processo fez com que o curso evoluísse, aproximando os estudantes da realidade esperada, abordando as concepções dos currículos atuais, fazendo com que o estudante compreendesse a química de forma a utilizá-la em diferentes situações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21866_TB6899_20062023213854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO GUMIERI FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO GUMIERI F"
    "autor_email" => "bruno.gumieri16@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99884
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6899
    "inscrito_id" => 21866
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS ALINHADOS AO CURRÍCULO BASEADO EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS"
    "resumo" => "No Novo Ensino Médio, o currículo deve ser articulado em torno de eixos orientadores, visando o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante. É então esperado o desenvolvimento de senso crítico e prático do estudante do ponto de vista científico, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas nas mais diversas áreas. Para tanto, os conteúdos selecionados permeiam assuntos que problematizem situações, como aquelas relacionadas ao contexto do estudante. Nessa perspectiva é necessário que se façam adequações, não somente nos conteúdos, mas na metodologia e avaliação desse currículo. Em particular na disciplina de química, deseja-se que ao longo do percurso acadêmico, o estudante desenvolva competências específicas, trabalhando de forma autônoma e ativa os seus saberes e conhecimentos, elaborando perguntas e respostas, por meio da constante regulação de seus pensamentos. Assim, ele deve, nos diferentes domínios, compreender a química no âmbito da comunicação e expressão, além de saber buscar informações, argumentar e posicionar-se criticamente. Nesse cenário, a Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC), programa de extensão, que auxilia estudantes da comunidade próxima a Universidade Federal do ABC (UFABC) a ingressar em universidades públicas, vem repensando práticas e avaliações na perspectiva citada. O objetivo é apresentar uma proposta de desenvolvimento e elaboração de metodologia e questões para simulado com conteúdo químico adequadas à matriz de habilidades e competências da BNCC. Por ser um curso preparatório, os conteúdos são seletivos, porém, visando práticas pedagógicas que o explorem de forma ativa ao estudante. Com os resultados, percebeu-se a evolução dos estudantes no curso e o seu desempenho na apropriação de determinadas habilidades, dando um panorama de sua aprendizagem. Esse processo fez com que o curso evoluísse, aproximando os estudantes da realidade esperada, abordando as concepções dos currículos atuais, fazendo com que o estudante compreendesse a química de forma a utilizá-la em diferentes situações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21866_TB6899_20062023213854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO GUMIERI FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO GUMIERI F"
    "autor_email" => "bruno.gumieri16@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No Novo Ensino Médio, o currículo deve ser articulado em torno de eixos orientadores, visando o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante. É então esperado o desenvolvimento de senso crítico e prático do estudante do ponto de vista científico, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas nas mais diversas áreas. Para tanto, os conteúdos selecionados permeiam assuntos que problematizem situações, como aquelas relacionadas ao contexto do estudante. Nessa perspectiva é necessário que se façam adequações, não somente nos conteúdos, mas na metodologia e avaliação desse currículo. Em particular na disciplina de química, deseja-se que ao longo do percurso acadêmico, o estudante desenvolva competências específicas, trabalhando de forma autônoma e ativa os seus saberes e conhecimentos, elaborando perguntas e respostas, por meio da constante regulação de seus pensamentos. Assim, ele deve, nos diferentes domínios, compreender a química no âmbito da comunicação e expressão, além de saber buscar informações, argumentar e posicionar-se criticamente. Nesse cenário, a Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC), programa de extensão, que auxilia estudantes da comunidade próxima a Universidade Federal do ABC (UFABC) a ingressar em universidades públicas, vem repensando práticas e avaliações na perspectiva citada. O objetivo é apresentar uma proposta de desenvolvimento e elaboração de metodologia e questões para simulado com conteúdo químico adequadas à matriz de habilidades e competências da BNCC. Por ser um curso preparatório, os conteúdos são seletivos, porém, visando práticas pedagógicas que o explorem de forma ativa ao estudante. Com os resultados, percebeu-se a evolução dos estudantes no curso e o seu desempenho na apropriação de determinadas habilidades, dando um panorama de sua aprendizagem. Esse processo fez com que o curso evoluísse, aproximando os estudantes da realidade esperada, abordando as concepções dos currículos atuais, fazendo com que o estudante compreendesse a química de forma a utilizá-la em diferentes situações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.