Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO E DA BNC – FORMAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96459
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2383
    "inscrito_id" => 13831
    "titulo" => "O PIBID NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO E DA BNC – FORMAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do governo federal brasileiro que visa incentivar a formação de professores para a educação básica. Com a implementação do novo ensino médio, que traz mudanças significativas na estrutura curricular, mostram que o PIBID enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para continuar a contribuir com a formação de professores. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar os principais impactos do Novo Ensino Médio e da BNC – Formação para a concepção de formação de professores presentes no PIBID. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se valeu de análise documental dos documentos norteadores do programa e dos textos oficiais que orientam a formação de professores no Novo Ensino Médio buscando identificar: a) Concepção de ensino ; b) Concepção de Currículo ; c) Relação teoria- Prática; d) trabalho docente ; e) avaliação. Para análise do material coletado foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Na literatura tomamos como referências bibliográficas os trabalhos de Silvia (2015; 2018) e Quadros (2020). Como resultados desta pesquisa (em andamento) espera – se que sejam evidenciadas: I) os impactos do Novo Ensino Médio para a concepção de formação e atuação docente; II) as repercussões na profissionalização da docência a partir da BNC- Formação; III) os novos desafios e complexidades que o novo ensino médio impõe à programas de formação de professores como o PIBID."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13831_TB2383_21102023142147.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LEONARDO NOGUEIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "L. CASTRO"
    "autor_email" => "leonardo.nogueira07@aluno"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96459
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2383
    "inscrito_id" => 13831
    "titulo" => "O PIBID NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO E DA BNC – FORMAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do governo federal brasileiro que visa incentivar a formação de professores para a educação básica. Com a implementação do novo ensino médio, que traz mudanças significativas na estrutura curricular, mostram que o PIBID enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para continuar a contribuir com a formação de professores. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar os principais impactos do Novo Ensino Médio e da BNC – Formação para a concepção de formação de professores presentes no PIBID. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se valeu de análise documental dos documentos norteadores do programa e dos textos oficiais que orientam a formação de professores no Novo Ensino Médio buscando identificar: a) Concepção de ensino ; b) Concepção de Currículo ; c) Relação teoria- Prática; d) trabalho docente ; e) avaliação. Para análise do material coletado foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Na literatura tomamos como referências bibliográficas os trabalhos de Silvia (2015; 2018) e Quadros (2020). Como resultados desta pesquisa (em andamento) espera – se que sejam evidenciadas: I) os impactos do Novo Ensino Médio para a concepção de formação e atuação docente; II) as repercussões na profissionalização da docência a partir da BNC- Formação; III) os novos desafios e complexidades que o novo ensino médio impõe à programas de formação de professores como o PIBID."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13831_TB2383_21102023142147.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LEONARDO NOGUEIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "L. CASTRO"
    "autor_email" => "leonardo.nogueira07@aluno"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do governo federal brasileiro que visa incentivar a formação de professores para a educação básica. Com a implementação do novo ensino médio, que traz mudanças significativas na estrutura curricular, mostram que o PIBID enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para continuar a contribuir com a formação de professores. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar os principais impactos do Novo Ensino Médio e da BNC – Formação para a concepção de formação de professores presentes no PIBID. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se valeu de análise documental dos documentos norteadores do programa e dos textos oficiais que orientam a formação de professores no Novo Ensino Médio buscando identificar: a) Concepção de ensino ; b) Concepção de Currículo ; c) Relação teoria- Prática; d) trabalho docente ; e) avaliação. Para análise do material coletado foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Na literatura tomamos como referências bibliográficas os trabalhos de Silvia (2015; 2018) e Quadros (2020). Como resultados desta pesquisa (em andamento) espera – se que sejam evidenciadas: I) os impactos do Novo Ensino Médio para a concepção de formação e atuação docente; II) as repercussões na profissionalização da docência a partir da BNC- Formação; III) os novos desafios e complexidades que o novo ensino médio impõe à programas de formação de professores como o PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.