APLICANDO A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98793 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5466 "inscrito_id" => 17552 "titulo" => "APLICANDO A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO" "resumo" => "O ensino de biologia aborda temas relacionados à saúde e ao bem-estar da sociedade. Durante o ensino médio, os jovens e adolescentes estão passando por transformações biológicas e emocionais relacionadas à puberdade, despertando o interesse por esse tema. Diante disso, os professores têm elaborado disciplinas eletivas que abordem temas como o funcionamento do sistema reprodutor, adolescência e puberdade, contribuindo assim com a promoção de saúde, planejamento familiar e ao autocuidado. A rotação por estações é uma metodologia ativa que possibilita aos estudantes a abordagem do conteúdo através de estratégias e materiais diversos, tornando a aula mais dinâmica e divertida, pois em cada uma das estações os grupos precisam revisar ou aprender conceitos que serão úteis na resolução dos desafios propostos, tendo que dividir o trabalho entre os componentes da equipe, possibilitando assim a promoção do trabalho em conjunto e o respeito a opinião dos colegas. Essa proposta metodológica foi aplicada na escola estadual Monsenhor Honório na cidade de Pendências/RN, em uma turma de 20 alunos, durante 2 horas aulas e teve como objetivos conhecer os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino, assim como suas respectivas funções; identificar e compreender as alterações que ocorrem no corpo dos seres humanos a partir da puberdade; e relacionar as mudanças que ocorrem na puberdade sob a ação dos sistemas nervoso e endócrino. As estações foram divididas em Estação A: Investigando a ação do sistema endócrino na puberdade; B: Jogo da puberdade; C: Desenho dos sistemas genitais masculino e feminino para identificar os órgãos; e D: Produção de memes sobre o tema, com um roteiro dos principais temas abordados. Dessa forma os estudantes conseguiram relacionar os conhecimentos prévios com os novos termos e conceitos trabalhados em sala de aula para resolver os problemas propostos em cada estação de forma prática e investigativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17552_TB5466_26092023085545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE LESSA RAMOS GONÇALVES SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAROLINE" "autor_email" => "karoline.lessa@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98793 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5466 "inscrito_id" => 17552 "titulo" => "APLICANDO A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO" "resumo" => "O ensino de biologia aborda temas relacionados à saúde e ao bem-estar da sociedade. Durante o ensino médio, os jovens e adolescentes estão passando por transformações biológicas e emocionais relacionadas à puberdade, despertando o interesse por esse tema. Diante disso, os professores têm elaborado disciplinas eletivas que abordem temas como o funcionamento do sistema reprodutor, adolescência e puberdade, contribuindo assim com a promoção de saúde, planejamento familiar e ao autocuidado. A rotação por estações é uma metodologia ativa que possibilita aos estudantes a abordagem do conteúdo através de estratégias e materiais diversos, tornando a aula mais dinâmica e divertida, pois em cada uma das estações os grupos precisam revisar ou aprender conceitos que serão úteis na resolução dos desafios propostos, tendo que dividir o trabalho entre os componentes da equipe, possibilitando assim a promoção do trabalho em conjunto e o respeito a opinião dos colegas. Essa proposta metodológica foi aplicada na escola estadual Monsenhor Honório na cidade de Pendências/RN, em uma turma de 20 alunos, durante 2 horas aulas e teve como objetivos conhecer os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino, assim como suas respectivas funções; identificar e compreender as alterações que ocorrem no corpo dos seres humanos a partir da puberdade; e relacionar as mudanças que ocorrem na puberdade sob a ação dos sistemas nervoso e endócrino. As estações foram divididas em Estação A: Investigando a ação do sistema endócrino na puberdade; B: Jogo da puberdade; C: Desenho dos sistemas genitais masculino e feminino para identificar os órgãos; e D: Produção de memes sobre o tema, com um roteiro dos principais temas abordados. Dessa forma os estudantes conseguiram relacionar os conhecimentos prévios com os novos termos e conceitos trabalhados em sala de aula para resolver os problemas propostos em cada estação de forma prática e investigativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17552_TB5466_26092023085545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE LESSA RAMOS GONÇALVES SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAROLINE" "autor_email" => "karoline.lessa@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }