Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LITERATURA DE CORDEL UM RECURSO DIDÁTICO NAS ALAS DE GEOGRAFIA: ESTUDANDO O SEMIÁRIDO

Palavra-chaves: AULAS DE GEOGRAFIA, SEMIÁRIDO, LITERATURA DE CORDEL Pôster (PO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9980
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 470
    "inscrito_id" => 1219
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL UM RECURSO DIDÁTICO NAS ALAS DE GEOGRAFIA: ESTUDANDO O SEMIÁRIDO"
    "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu-se na E. E. E. F. M. São Sebastião participante do PIBID, subprojeto do Departamento de Geografia da UEPB, na Cidade de Campina Grande – PB. A partir das transformações sociais que exigiram novas reformulações no campo educacional, surgi a necessidade de não mais deter-se apenas ao livro didático tal como acontecia no tradicionalismo, desta forma propõe-se utilizar a Literatura de Cordel como um recurso didático para melhor compreensão dos mais diversos aspectos do Semiárido brasileiro, tendo em vista ser a linguagem do cordel mais acessível aos educandos, nas aulas de Geografia. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, tendo em vista os objetivos propostos para o trabalho. Para dar prosseguimento ao projeto, foi preciso dividi-lo em cinco etapas que consistiram em, desde apresentação do projeto a elaboração de um relatório do laboratório de campo desenvolvido a partir da visitação aos museus, Museu de Arte Popular – UEPB e Museu do Algodão, ambos na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da literatura de cordel como um recurso didático para o ensino de geografia no estudo do Semiárido. O cordel tornou-se de fundamental importância como um recurso didático para o envolvimento nas aulas, devido à forma de linguagem popular que gera maior acessibilidade de compreensão, instigando a defesa de opiniões a partir da leitura. A literatura de cordel como um recurso didático nas aulas de Geografia estudando o Semiárido, é uma ferramenta inovadora, dado o contexto escolar, percebe-se que a partir de sua utilização houve um aumento do conhecimento de uma forma mais lúdica, que provocou reflexões sobre o uso do espaço geográfico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "AULAS DE GEOGRAFIA, SEMIÁRIDO, LITERATURA DE CORDEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_19_06_04_idinscrito_1219_c662c5a28b28c84f22d3e3cee50464f6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KHETULY DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KHETULY SOUZA"
    "autor_email" => "kellsousasousa@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9980
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 470
    "inscrito_id" => 1219
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL UM RECURSO DIDÁTICO NAS ALAS DE GEOGRAFIA: ESTUDANDO O SEMIÁRIDO"
    "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu-se na E. E. E. F. M. São Sebastião participante do PIBID, subprojeto do Departamento de Geografia da UEPB, na Cidade de Campina Grande – PB. A partir das transformações sociais que exigiram novas reformulações no campo educacional, surgi a necessidade de não mais deter-se apenas ao livro didático tal como acontecia no tradicionalismo, desta forma propõe-se utilizar a Literatura de Cordel como um recurso didático para melhor compreensão dos mais diversos aspectos do Semiárido brasileiro, tendo em vista ser a linguagem do cordel mais acessível aos educandos, nas aulas de Geografia. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, tendo em vista os objetivos propostos para o trabalho. Para dar prosseguimento ao projeto, foi preciso dividi-lo em cinco etapas que consistiram em, desde apresentação do projeto a elaboração de um relatório do laboratório de campo desenvolvido a partir da visitação aos museus, Museu de Arte Popular – UEPB e Museu do Algodão, ambos na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da literatura de cordel como um recurso didático para o ensino de geografia no estudo do Semiárido. O cordel tornou-se de fundamental importância como um recurso didático para o envolvimento nas aulas, devido à forma de linguagem popular que gera maior acessibilidade de compreensão, instigando a defesa de opiniões a partir da leitura. A literatura de cordel como um recurso didático nas aulas de Geografia estudando o Semiárido, é uma ferramenta inovadora, dado o contexto escolar, percebe-se que a partir de sua utilização houve um aumento do conhecimento de uma forma mais lúdica, que provocou reflexões sobre o uso do espaço geográfico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "AULAS DE GEOGRAFIA, SEMIÁRIDO, LITERATURA DE CORDEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_19_06_04_idinscrito_1219_c662c5a28b28c84f22d3e3cee50464f6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KHETULY DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KHETULY SOUZA"
    "autor_email" => "kellsousasousa@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho desenvolveu-se na E. E. E. F. M. São Sebastião participante do PIBID, subprojeto do Departamento de Geografia da UEPB, na Cidade de Campina Grande – PB. A partir das transformações sociais que exigiram novas reformulações no campo educacional, surgi a necessidade de não mais deter-se apenas ao livro didático tal como acontecia no tradicionalismo, desta forma propõe-se utilizar a Literatura de Cordel como um recurso didático para melhor compreensão dos mais diversos aspectos do Semiárido brasileiro, tendo em vista ser a linguagem do cordel mais acessível aos educandos, nas aulas de Geografia. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, tendo em vista os objetivos propostos para o trabalho. Para dar prosseguimento ao projeto, foi preciso dividi-lo em cinco etapas que consistiram em, desde apresentação do projeto a elaboração de um relatório do laboratório de campo desenvolvido a partir da visitação aos museus, Museu de Arte Popular – UEPB e Museu do Algodão, ambos na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da literatura de cordel como um recurso didático para o ensino de geografia no estudo do Semiárido. O cordel tornou-se de fundamental importância como um recurso didático para o envolvimento nas aulas, devido à forma de linguagem popular que gera maior acessibilidade de compreensão, instigando a defesa de opiniões a partir da leitura. A literatura de cordel como um recurso didático nas aulas de Geografia estudando o Semiárido, é uma ferramenta inovadora, dado o contexto escolar, percebe-se que a partir de sua utilização houve um aumento do conhecimento de uma forma mais lúdica, que provocou reflexões sobre o uso do espaço geográfico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.