A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10061 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)" "resumo" => "O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), é um projeto que visa à valorização e formação de professores da Educação Básica. Dentro deste contexto, o PIBID de Física da UEPB, do campus VII, vem desenvolvendo práticas experimentais nas aulas de Física, proporcionando assim, experiências metodológicas e identificando problemas relacionados ao processo de ensino¬-aprendizagem. Nas atividades desenvolvidas pela equipe na escola contemplada, foi observada a necessidade de uma abordagem experimental no ensino da Física, tomando como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola contemplada. Após essas reflexões, organizamos a nossa prática experimental de forma Problematizadora, utilizando materiais reutilizáveis. Antes da confecção do experimento, trouxemos a problematização inicial, que acontece de forma a despertar e instigar a curiosidade do estudante sobre a temática trabalhada. Após essa etapa, é feita a organização do conhecimento, em que o conteúdo é abordado, seguido da aplicação do conhecimento adquirido, os quais constituem as três fases da “experimentação problematizadora” de Delizoicov (1983; 1991; 2005). A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Auzanir Lacerda, na cidade de Patos/PB, em turmas de 1º ano do Ensino Médio. A análise dos dados foi através de um questionário composto por 10 (dez) questões, sendo nove questões objetivas e uma questão dissertativa, em que utilizamos o critério quanti-qualitativo com os seus resultados apresentados em gráficos e tabelas. Após a aplicação da atividade experimental, com a aplicação do questionário avaliativo, observamos que a experimentação problematizadora é uma importante abordagem metodológica a ser utilizada, uma vez que ela promove nos alunos a não aceitação do conhecimento como pronto e acabado, despertando o espírito crítico e a curiosidade, em que o aluno participa de forma ativa na aula, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem da física." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_13_10_2014_09_49_22_idinscrito_30_0d0c3aa887b5655ebe2606829f52d1fb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS PATRÍCIO BARBOSA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MATEUS PATRÍCIO" "autor_email" => "mateuspatricio17@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10061 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)" "resumo" => "O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), é um projeto que visa à valorização e formação de professores da Educação Básica. Dentro deste contexto, o PIBID de Física da UEPB, do campus VII, vem desenvolvendo práticas experimentais nas aulas de Física, proporcionando assim, experiências metodológicas e identificando problemas relacionados ao processo de ensino¬-aprendizagem. Nas atividades desenvolvidas pela equipe na escola contemplada, foi observada a necessidade de uma abordagem experimental no ensino da Física, tomando como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola contemplada. Após essas reflexões, organizamos a nossa prática experimental de forma Problematizadora, utilizando materiais reutilizáveis. Antes da confecção do experimento, trouxemos a problematização inicial, que acontece de forma a despertar e instigar a curiosidade do estudante sobre a temática trabalhada. Após essa etapa, é feita a organização do conhecimento, em que o conteúdo é abordado, seguido da aplicação do conhecimento adquirido, os quais constituem as três fases da “experimentação problematizadora” de Delizoicov (1983; 1991; 2005). A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Auzanir Lacerda, na cidade de Patos/PB, em turmas de 1º ano do Ensino Médio. A análise dos dados foi através de um questionário composto por 10 (dez) questões, sendo nove questões objetivas e uma questão dissertativa, em que utilizamos o critério quanti-qualitativo com os seus resultados apresentados em gráficos e tabelas. Após a aplicação da atividade experimental, com a aplicação do questionário avaliativo, observamos que a experimentação problematizadora é uma importante abordagem metodológica a ser utilizada, uma vez que ela promove nos alunos a não aceitação do conhecimento como pronto e acabado, despertando o espírito crítico e a curiosidade, em que o aluno participa de forma ativa na aula, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem da física." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_13_10_2014_09_49_22_idinscrito_30_0d0c3aa887b5655ebe2606829f52d1fb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS PATRÍCIO BARBOSA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MATEUS PATRÍCIO" "autor_email" => "mateuspatricio17@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }