Neste trabalho apresentamos o panorama de uma experiência vivenciada no curso de Licenciatura plena em Matemática, no componente curricular Fundamentos Epistemológicos da Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os resultados obtidos foram acerca de uma análise dos livros do autor Bianchini dos anos 2002, 2006 e 2011, os dois primeiros referentes à 5ª série e o último atual sexto ano, fizemos uma relação dos conceitos básicos (ponto, reta e plano) apresentados nesses três livros com a maneira que é apresentada no livro l ‘Os Elementos’ de Euclides, notando que tais conceitos são apresentados com linguagens diferentes. Durante muito tempo o ensino de matemática apresenta muitos problemas, em particular o ensino de geometria, ou a sua falta. O ensino de geometria é um tema muito discutido ao longo do tempo por vários pesquisadores brasileiros, dentre eles Pavanello (1993) e Lorenzato (1995) pesquisas revelam vários problemas desde meados da década de 1980 e 1990, estes problemas não estão limitados a apenas uma escola ou região. Um dos problemas referente ao ensino de geometria, apontado por vários pesquisadores, está relacionado ao Livro Didático, muitas vezes as aulas tem se dado de maneira limitada, por apresentarem os conteúdos de geometria apenas no final do livro desta forma diminuindo as chances de ser estudada pelos alunos. Nos livros analisados percebemos que as definições são apresentadas de maneiras diferentes, por um lado temos um contexto que utiliza uma linguagem que se torna difícil e incompreensível para pessoas de nível básico como alunos do ensino fundamental. Por outro lado um contexto que utiliza uma linguagem mais próxima da realidade dos alunos, e ainda familiarizando-os com algumas coisas que são vistas em seu cotidiano. Podemos destacar que a geometria quando é apresentada no inicio do livro pode aumentar as chances dos alunos ao menos estudarem alguns conceitos geométricos.