INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNICACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
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Neste sentido, faz-se imprescindível a discussão sobre o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como Tecnologia Assistiva para o desenvolvimento comunicacional de crianças com TEA no espaço escolar, tendo em vista que ela foi criada com o intuito de auxiliar os indivíduos que possuem limitações, dificuldades ou atrasos na fala a se comunicarem. Tal recurso se faz importante para a elaboração de formas de expressão eficientes, possibilitando os alunos a elucidar as suas necessidades e vontades. Como ponto de partida para a discussão, este estudo teve como base os autores Ávila (2008), Dudas (2023), Franco (2014), Manzini (2006), Vieira e Baldin (2017), entre outros. A metodologia respaldou-se na pesquisa bibliográfica, apoiando-se nos pesquisadores supramencionados. Os objetivos fundamentam-se em discutir a importância do CAA como ferramenta, bem como os seus benefícios para a comunicação dos alunos com TEA no processo de ensino e aprendizagem. 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