Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL A PARTIR DO FILME DIVERTIDA MENTE: UMA VIVÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98174
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4674
    "inscrito_id" => 13713
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL A PARTIR DO FILME DIVERTIDA MENTE: UMA VIVÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "A aprendizagem socioemocional pode ser definida como o caminho que pode ser utilizado no desenvolvimento do autoconhecimento, gestão de emoções, comportamentos saudáveis, relações de qualidade e propósitos de vida, com base no desenvolvimento de nossas competências pessoais. A presente ação objetivou discutir a aprendizagem socioemocional com professores em formação inicial que atuarão nos anos iniciais do ensino do fundamental a partir do filme Divertida Mente (2015) dirigido por Pete Docter. Foi realizada uma oficina formativa com três estratégias. A Primeira estratégia procurou promover o autoconhecimento através da construção de uma linha do tempo de cada participante; a segunda estratégia, trouxe a discursão a respeito das emoções com base no filme, procurando nortear os participantes acerca da importância da aprendizagem socioemocional em sala de aula e quais as competências estabelecidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A terceira estratégia foi realizada através de um jogo onde cartas com a imagem dos personagens do filme que foram distribuídas entre os participantes de forma aleatória e tinha por objetivo promover o autoconhecimento e a consciência social a partir da vivência de uma realidade. Como resultados destas estratégias ficou evidente que os participantes conseguiram relatar trechos importantes da sua vida, destacando os momentos positivos e negativos. Em relação a discussão a respeito da importância da aprendizagem socioemocional no contexto da escola foi possível perceber que ainda não é uma realidade na formação inicial dos licenciandos e, por fim, conhecer a realidade de outras pessoas, a partir da discussão profunda de suas necessidades promove a empatia e a cooperação. Ao final da oficina, os participantes conseguiram identificar quais competências da BNCC foram desenvolvidas. A partir dessa vivência foi possível perceber as lacunas relacionadas a temática assim como a necessidade de aprofundar essa discussão com os professores em formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13713_TB4674_04102023185344.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA VALERIA DE OLIVEIRA C LAMEIRÃO"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => "flameirao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE IDEAL (FACI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98174
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4674
    "inscrito_id" => 13713
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL A PARTIR DO FILME DIVERTIDA MENTE: UMA VIVÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "A aprendizagem socioemocional pode ser definida como o caminho que pode ser utilizado no desenvolvimento do autoconhecimento, gestão de emoções, comportamentos saudáveis, relações de qualidade e propósitos de vida, com base no desenvolvimento de nossas competências pessoais. A presente ação objetivou discutir a aprendizagem socioemocional com professores em formação inicial que atuarão nos anos iniciais do ensino do fundamental a partir do filme Divertida Mente (2015) dirigido por Pete Docter. Foi realizada uma oficina formativa com três estratégias. A Primeira estratégia procurou promover o autoconhecimento através da construção de uma linha do tempo de cada participante; a segunda estratégia, trouxe a discursão a respeito das emoções com base no filme, procurando nortear os participantes acerca da importância da aprendizagem socioemocional em sala de aula e quais as competências estabelecidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A terceira estratégia foi realizada através de um jogo onde cartas com a imagem dos personagens do filme que foram distribuídas entre os participantes de forma aleatória e tinha por objetivo promover o autoconhecimento e a consciência social a partir da vivência de uma realidade. Como resultados destas estratégias ficou evidente que os participantes conseguiram relatar trechos importantes da sua vida, destacando os momentos positivos e negativos. Em relação a discussão a respeito da importância da aprendizagem socioemocional no contexto da escola foi possível perceber que ainda não é uma realidade na formação inicial dos licenciandos e, por fim, conhecer a realidade de outras pessoas, a partir da discussão profunda de suas necessidades promove a empatia e a cooperação. Ao final da oficina, os participantes conseguiram identificar quais competências da BNCC foram desenvolvidas. A partir dessa vivência foi possível perceber as lacunas relacionadas a temática assim como a necessidade de aprofundar essa discussão com os professores em formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13713_TB4674_04102023185344.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA VALERIA DE OLIVEIRA C LAMEIRÃO"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => "flameirao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE IDEAL (FACI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A aprendizagem socioemocional pode ser definida como o caminho que pode ser utilizado no desenvolvimento do autoconhecimento, gestão de emoções, comportamentos saudáveis, relações de qualidade e propósitos de vida, com base no desenvolvimento de nossas competências pessoais. A presente ação objetivou discutir a aprendizagem socioemocional com professores em formação inicial que atuarão nos anos iniciais do ensino do fundamental a partir do filme Divertida Mente (2015) dirigido por Pete Docter. Foi realizada uma oficina formativa com três estratégias. A Primeira estratégia procurou promover o autoconhecimento através da construção de uma linha do tempo de cada participante; a segunda estratégia, trouxe a discursão a respeito das emoções com base no filme, procurando nortear os participantes acerca da importância da aprendizagem socioemocional em sala de aula e quais as competências estabelecidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A terceira estratégia foi realizada através de um jogo onde cartas com a imagem dos personagens do filme que foram distribuídas entre os participantes de forma aleatória e tinha por objetivo promover o autoconhecimento e a consciência social a partir da vivência de uma realidade. Como resultados destas estratégias ficou evidente que os participantes conseguiram relatar trechos importantes da sua vida, destacando os momentos positivos e negativos. Em relação a discussão a respeito da importância da aprendizagem socioemocional no contexto da escola foi possível perceber que ainda não é uma realidade na formação inicial dos licenciandos e, por fim, conhecer a realidade de outras pessoas, a partir da discussão profunda de suas necessidades promove a empatia e a cooperação. Ao final da oficina, os participantes conseguiram identificar quais competências da BNCC foram desenvolvidas. A partir dessa vivência foi possível perceber as lacunas relacionadas a temática assim como a necessidade de aprofundar essa discussão com os professores em formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.