Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO EGITO ANTIGO NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97988
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4445
    "inscrito_id" => 17468
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO EGITO ANTIGO NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste estudo, utilizaremos a metodologia da história da matemática com o objetivo de tornar a aprendizagem de matemática mais interessante para os estudantes. Para alcançar essa meta, estamos realizando uma pesquisa de campo em uma escola pública em Castanhal-PA, no 1º ano do ensino médio. Nossa proposta consiste em empregar a história da matemática no Egito Antigo em uma sequência didática relacionada aos conteúdos de Geometria Plana do 1º ano. Atualmente, estamos na fase inicial da pesquisa, que envolve a revisão da literatura sobre a interface entre história e matemática, bem como a realização de um diagnóstico das turmas do Ensino Médio. Acreditamos que essa abordagem pode despertar um maior interesse nos estudantes, tanto em relação ao conteúdo específico quanto à matemática como um todo. Através dessa metodologia, os estudantes têm a oportunidade de compreender a matemática a partir de uma nova perspectiva, pois muitos a consideram complicada. Desta forma, buscamos promover a interdisciplinaridade e a contextualização histórica para desenvolver o interesse dos estudantes e capacitá-los a resolver problemas relacionados à geometria por meio do contexto histórico da matemática no antigo Egito. Com base em trabalhos científicos analisados, observamos que essa metodologia tem se mostrado eficiente no ensino de diversos conteúdos matemáticos. Consequentemente, acreditamos que utilizar a história da matemática como metodologia pode contribuir significativamente para o aprendizado de Geometria Plana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65a0383c08349_11012024154932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-11 15:49:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA VITÓRIA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anavitoriasouzasilva7@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97988
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4445
    "inscrito_id" => 17468
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO EGITO ANTIGO NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste estudo, utilizaremos a metodologia da história da matemática com o objetivo de tornar a aprendizagem de matemática mais interessante para os estudantes. Para alcançar essa meta, estamos realizando uma pesquisa de campo em uma escola pública em Castanhal-PA, no 1º ano do ensino médio. Nossa proposta consiste em empregar a história da matemática no Egito Antigo em uma sequência didática relacionada aos conteúdos de Geometria Plana do 1º ano. Atualmente, estamos na fase inicial da pesquisa, que envolve a revisão da literatura sobre a interface entre história e matemática, bem como a realização de um diagnóstico das turmas do Ensino Médio. Acreditamos que essa abordagem pode despertar um maior interesse nos estudantes, tanto em relação ao conteúdo específico quanto à matemática como um todo. Através dessa metodologia, os estudantes têm a oportunidade de compreender a matemática a partir de uma nova perspectiva, pois muitos a consideram complicada. Desta forma, buscamos promover a interdisciplinaridade e a contextualização histórica para desenvolver o interesse dos estudantes e capacitá-los a resolver problemas relacionados à geometria por meio do contexto histórico da matemática no antigo Egito. Com base em trabalhos científicos analisados, observamos que essa metodologia tem se mostrado eficiente no ensino de diversos conteúdos matemáticos. Consequentemente, acreditamos que utilizar a história da matemática como metodologia pode contribuir significativamente para o aprendizado de Geometria Plana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65a0383c08349_11012024154932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-11 15:49:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA VITÓRIA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anavitoriasouzasilva7@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste estudo, utilizaremos a metodologia da história da matemática com o objetivo de tornar a aprendizagem de matemática mais interessante para os estudantes. Para alcançar essa meta, estamos realizando uma pesquisa de campo em uma escola pública em Castanhal-PA, no 1º ano do ensino médio. Nossa proposta consiste em empregar a história da matemática no Egito Antigo em uma sequência didática relacionada aos conteúdos de Geometria Plana do 1º ano. Atualmente, estamos na fase inicial da pesquisa, que envolve a revisão da literatura sobre a interface entre história e matemática, bem como a realização de um diagnóstico das turmas do Ensino Médio. Acreditamos que essa abordagem pode despertar um maior interesse nos estudantes, tanto em relação ao conteúdo específico quanto à matemática como um todo. Através dessa metodologia, os estudantes têm a oportunidade de compreender a matemática a partir de uma nova perspectiva, pois muitos a consideram complicada. Desta forma, buscamos promover a interdisciplinaridade e a contextualização histórica para desenvolver o interesse dos estudantes e capacitá-los a resolver problemas relacionados à geometria por meio do contexto histórico da matemática no antigo Egito. Com base em trabalhos científicos analisados, observamos que essa metodologia tem se mostrado eficiente no ensino de diversos conteúdos matemáticos. Consequentemente, acreditamos que utilizar a história da matemática como metodologia pode contribuir significativamente para o aprendizado de Geometria Plana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.