Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO TEMA BIORREPELENTE À BASE DE NIM (AZADIRACHTA INDICA) COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE QUÍMICA E OUTRAS COMPONENTES NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso do óleo de nim (azadirachta indica) como repelente de insetos tem se tornado uma alternativa para quem opta por um recurso natural no combate a insetos e pragas. O óleo extraído das sementes de nim possui propriedades repelentes que afastam mosquitos, moscas, pulgas e outros insetos indesejados. Além disso, sua utilização como repelente é uma alternativa segura e sustentável aos produtos químicos convencionais. O extrato de nim é um produto natural com propriedades inseticidas e medicinais amplamente utilizado em cultivos artesanais, na agricultura e na indústria farmacêutica. Sabe-se também que o uso de inseticidas sintéticos como Baygon, SBP, entre outros, exige cuidados por parte do usuário sob o risco de desenvolver crises alérgicas e doenças graves além da morte de abelhas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que se deve formar a pessoa para o exercício da cidadania oferecendo-lhe oportunidades para “saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir... participar socialmente, ... e adquirir uma atitude de permanente aprendizado”. O Tema Químico Social Química Ambiental com a temática biorrepelente tem potencial favorecer esse ambiente de participação ativa da aprendizagem. O objetivo do trabalho é realizar uma pesquisa para verificar a compreensão de um grupo de alunos do ensino médio sobre obtenção, propriedades e uso do extrato de nim, e também sobre o uso de inseticidas/repelentes comerciais. Utilizou-se um questionário com dez questões sobre o tema. Observamos que os alunos possuem conhecimento e histórico de uso dos inseticidas convencionais, mas, demonstraram desconhecimento de alternativas naturais para combater insetos. Outros dados importantes são o desconhecimento dos riscos com o uso dos inseticidas convencionais, desinteresse na leitura dos rótulos e lacunas no conhecimento científico sobre o tema. Propõe-se com os resultados da pesquisa a elaboração de um projeto interdisciplinar sobre o tema com a obtenção de um biorrepelente produzido na escola.

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