Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TAREFAS MATEMÁTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho resulta das reflexões docentes proporcionadas pela participação em um grupo de professores do Ensino Superior que atuam numa perspectiva de trabalho colaborativo em Álgebra Linear e que impactaram a prática de um dos seus membros na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II (CDI-2). A partir das interações entre o grupo, surgiram inquietações sobre quais mudanças poderiam ser efetuadas na prática do professor de CDI-2 com vistas a promover um maior engajamento dos estudantes com sua aprendizagem. Uma das alternativas encontradas consistiu na adoção de uma metodologia de avaliação formativa, que propiciasse aos estudantes a identificar lacunas existentes em sua aprendizagem e os estimulassem a desenvolver habilidades e competências a partir da resolução de tarefas matemáticas, bem como fornecesse subsídios ao professor para orientar sua prática a partir das dificuldades enfrentadas pelos alunos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo investigar o potencial formativo de tarefas matemáticas, mediadas por tecnologia, na aprendizagem em CDI-2. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender o potencial da utilização de tarefas matemáticas como instrumento de avaliação formativa no Ensino Superior. Neste artigo, analisamos os dados coletados com a aplicação de tarefas avaliativas, integradas à plataforma Moodle, em duas turmas de CDI-2 de uma universidade pública brasileira, e as impressões de 21 estudantes sobre a funcionalidade das ferramentas tecnológicas adotadas e as potencialidades e fragilidades de tal metodologia avaliativa em sua formação, recolhidas por meio de questionário eletrônico. Os resultados indicam o potencial formativo das tarefas matemáticas, com destaque para a sua utilização pelos estudantes como instrumento para revisão dos conteúdos, identificação das suas principais dificuldades e incentivo para discussão de dúvidas com colegas e o professor a partir dos feedbacks fornecidos, fatores que, em conjunto, podem estimular um maior envolvimento dos estudantes com sua aprendizagem em CDI-2.

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