RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da prática de ensino, e a importância do agente desta, o professor. O ensino por vezes tem sido desvalorizado, dentro da concepção construtivista. Concepção esta que defende que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento em interação com o meio. Decorre daí, que se o indivíduo constrói seu próprio conhecimento, a apropriação da produção cultural feita pela humanidade é dispensável, e consequentemente o professor será uma figura obsoleta. Porém, parece impossível para o indivíduo construir um conhecimento tão consistente quanto o que foi construído anteriormente e historicamente pela humanidade. Pois assim, o mundo sempre teria que ser reinventado pelo o indivíduo, o que parece inviável. Por isso, se faz necessária a figura do professor como agente do ensino, garantindo assim que os indivíduos se humanizem, através da aquisição do conhecimento e da cultura. Esperamos mostrar com esse trabalho que o professor é uma peça indispensável no processo de educação e que cabe a ele ensinar os conteúdos para que o educando se aproprie do rico acervo de conhecimentos produzidos pela humanidade. Para mostrarmos que o professor é o responsável pelo ensino, exporemos primeiramente, de forma sucinta, a concepção construtivista de Piaget, que desvaloriza o papel do professor no ensino. Em seguida, para se contrapor a isso, exporemos as concepções de Vigotski, que apontam para a valorização do ensino, possibilitando fazer a defesa de tal ato. Espera-se que este trabalho possa fazer uma defesa do ato de ensinar, e que possa convencer o leitor da importância do professor nesse processo.