Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PIBID E OS IMPACTOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS EM FORMAÇÃO INICIAL NO 3º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEF ANTENOR NAVARRO

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9912
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 238
    "inscrito_id" => 515
    "titulo" => "O PIBID E OS IMPACTOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS EM FORMAÇÃO INICIAL NO 3º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEF ANTENOR NAVARRO"
    "resumo" => "O presente trabalho emerge da experiência dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) do subprojeto de Pedagogia, da UEPB, Campus III, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro na cidade de Guarabira-PB atendendo as turmas dos 3º anos A e B. O referido trabalho tem por objetivos: relatar os impactos das primeiras experiências de formação inicial à docência e as aprendizagens vivenciadas pelos alunos bolsistas do PIBID na escola na qual estão os bolsistas, que ainda em formação inicial já se encontram em atuação em sala de aula por meio do PIBID; analisar as ações didáticas propostas pelos bolsistas e suas implicações no processo de ensino aprendizagem dos educandos; incentivar e valorizar experiências no que se refere à formação do docente no contexto da educação básica, contribuindo para a valorização da escola publica. No primeiro semestre de 2014 foi trabalhado o Projeto Pluralidade Cultural: Diversidade e cidadania dentro de uma abordagem interdisciplinar com destaque para a região Nordeste, as atividades propostas configuraram um incentivo para a superação das dificuldades de aquisição da escrita , leitura e resolução de cálculos matemáticos. Para a fundamentação teórica do trabalho foram consultados os Direitos de aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais ambos elaborados pelo MEC. Estes documentos serviram como base para o planejamento de ações pedagógicas, além de autores como Freire e Nóvoa. Metodologia utilizada: pesquisa bibliográfica; exibição de vídeos; dinâmicas; oficinas pedagógicas; rodas de conversa, socialização e exposição das atividades trabalhadas. Resultados: foi observado durante a execução dos trabalhos que as oficinas propostas ajudavam os alunos a se concentrar mais nos conteúdos abordados. Conclusão: O projeto influenciou na nossa percepção de teoria e prática da docência. O interessante é que conseguimos enxergar a teoria na prática, só era preciso saber aplicá-la. Durante todo esse processo foi de muita importância todo o apoio que recebemos da escola na qual foi desenvolvido o projeto e da UEPB / Campus III Guarabira da qual fazemos parte, pois percorremos um caminho de descobertas e aprendizagens para a nossa formação acadêmica e isto nos possibilitou refletir sobre o papel do educador na mediação da construção do conhecimento na sociedade entendendo que o aluno é o principal sujeito de nossa formação de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_02_07_29_idinscrito_515_217e649e4584c93b149ec971febf43b6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILSON DA SILVA PAULINO"
    "autor_nome_curto" => "JAILSON"
    "autor_email" => "jailsontambau@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9912
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 238
    "inscrito_id" => 515
    "titulo" => "O PIBID E OS IMPACTOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS EM FORMAÇÃO INICIAL NO 3º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEF ANTENOR NAVARRO"
    "resumo" => "O presente trabalho emerge da experiência dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) do subprojeto de Pedagogia, da UEPB, Campus III, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro na cidade de Guarabira-PB atendendo as turmas dos 3º anos A e B. O referido trabalho tem por objetivos: relatar os impactos das primeiras experiências de formação inicial à docência e as aprendizagens vivenciadas pelos alunos bolsistas do PIBID na escola na qual estão os bolsistas, que ainda em formação inicial já se encontram em atuação em sala de aula por meio do PIBID; analisar as ações didáticas propostas pelos bolsistas e suas implicações no processo de ensino aprendizagem dos educandos; incentivar e valorizar experiências no que se refere à formação do docente no contexto da educação básica, contribuindo para a valorização da escola publica. No primeiro semestre de 2014 foi trabalhado o Projeto Pluralidade Cultural: Diversidade e cidadania dentro de uma abordagem interdisciplinar com destaque para a região Nordeste, as atividades propostas configuraram um incentivo para a superação das dificuldades de aquisição da escrita , leitura e resolução de cálculos matemáticos. Para a fundamentação teórica do trabalho foram consultados os Direitos de aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais ambos elaborados pelo MEC. Estes documentos serviram como base para o planejamento de ações pedagógicas, além de autores como Freire e Nóvoa. Metodologia utilizada: pesquisa bibliográfica; exibição de vídeos; dinâmicas; oficinas pedagógicas; rodas de conversa, socialização e exposição das atividades trabalhadas. Resultados: foi observado durante a execução dos trabalhos que as oficinas propostas ajudavam os alunos a se concentrar mais nos conteúdos abordados. Conclusão: O projeto influenciou na nossa percepção de teoria e prática da docência. O interessante é que conseguimos enxergar a teoria na prática, só era preciso saber aplicá-la. Durante todo esse processo foi de muita importância todo o apoio que recebemos da escola na qual foi desenvolvido o projeto e da UEPB / Campus III Guarabira da qual fazemos parte, pois percorremos um caminho de descobertas e aprendizagens para a nossa formação acadêmica e isto nos possibilitou refletir sobre o papel do educador na mediação da construção do conhecimento na sociedade entendendo que o aluno é o principal sujeito de nossa formação de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_02_07_29_idinscrito_515_217e649e4584c93b149ec971febf43b6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILSON DA SILVA PAULINO"
    "autor_nome_curto" => "JAILSON"
    "autor_email" => "jailsontambau@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho emerge da experiência dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) do subprojeto de Pedagogia, da UEPB, Campus III, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro na cidade de Guarabira-PB atendendo as turmas dos 3º anos A e B. O referido trabalho tem por objetivos: relatar os impactos das primeiras experiências de formação inicial à docência e as aprendizagens vivenciadas pelos alunos bolsistas do PIBID na escola na qual estão os bolsistas, que ainda em formação inicial já se encontram em atuação em sala de aula por meio do PIBID; analisar as ações didáticas propostas pelos bolsistas e suas implicações no processo de ensino aprendizagem dos educandos; incentivar e valorizar experiências no que se refere à formação do docente no contexto da educação básica, contribuindo para a valorização da escola publica. No primeiro semestre de 2014 foi trabalhado o Projeto Pluralidade Cultural: Diversidade e cidadania dentro de uma abordagem interdisciplinar com destaque para a região Nordeste, as atividades propostas configuraram um incentivo para a superação das dificuldades de aquisição da escrita , leitura e resolução de cálculos matemáticos. Para a fundamentação teórica do trabalho foram consultados os Direitos de aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais ambos elaborados pelo MEC. Estes documentos serviram como base para o planejamento de ações pedagógicas, além de autores como Freire e Nóvoa. Metodologia utilizada: pesquisa bibliográfica; exibição de vídeos; dinâmicas; oficinas pedagógicas; rodas de conversa, socialização e exposição das atividades trabalhadas. Resultados: foi observado durante a execução dos trabalhos que as oficinas propostas ajudavam os alunos a se concentrar mais nos conteúdos abordados. Conclusão: O projeto influenciou na nossa percepção de teoria e prática da docência. O interessante é que conseguimos enxergar a teoria na prática, só era preciso saber aplicá-la. Durante todo esse processo foi de muita importância todo o apoio que recebemos da escola na qual foi desenvolvido o projeto e da UEPB / Campus III Guarabira da qual fazemos parte, pois percorremos um caminho de descobertas e aprendizagens para a nossa formação acadêmica e isto nos possibilitou refletir sobre o papel do educador na mediação da construção do conhecimento na sociedade entendendo que o aluno é o principal sujeito de nossa formação de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.