Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO DA BIOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS, APRENDIZAGEM SOBRE CARBOIDRATOS Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9755
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 890
    "inscrito_id" => 374
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é socializar uma experiência didática desenvolvida na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Sabe-se que há uma necessidade de investir no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da inovação na sala de aula, primando por metodologias didático-pedagógicas que favoreçam ao aluno uma melhor compreensão de conteúdos na área das Ciências Biológicas, os quais, considerados pelos mesmos, excessivamente teóricos. Atividades lúdicas, como jogos didáticos, possuem grande importância no ensino da Biologia, pois contribuem para a construção do saber pelo próprio aluno. Foi elaborado um jogo didático, intitulado Carboidratos: uma receita de biomoléculas, a atividade foi aplicada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da escola em referência na cidade de Campina Grande- PB. A turma era composta por 26 alunos e foi dividida em dois grupos, os quais tinham um representante cada para se dispor no tabuleiro feito no chão da sala. Avançavam as casas do tabuleiro de acordo com as resposta corretas feitas pelo grupo, por fim venceria quem chegasse primeiro à reta final, ganhando assim uma premiação para estimular o desejo da vitória no jogo. A proposta da prática foi despertar no educando um maior envolvimento, auxiliando assim na sua formação crítica, no exercício cognitivo e na compreensão do conteúdo foco da prática. Observou-se, com base nos resultados obtidos, o envolvimento positivo de cada participante no jogo e sua satisfação com a proposta inovadora aplicada através das respostas de cada um ao término da atividade, demonstrando que aprenderam sobre o assunto abordado na prática e que obtiveram um aprimoramento significativo da sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA BIOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS, APRENDIZAGEM SOBRE CARBOIDRATOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_11_54_25_idinscrito_374_440a99135bdc205c823648fb57dcda9d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LAYSLA DA SILVA LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA LEMOS"
    "autor_email" => "aninha_laysla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9755
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 890
    "inscrito_id" => 374
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é socializar uma experiência didática desenvolvida na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Sabe-se que há uma necessidade de investir no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da inovação na sala de aula, primando por metodologias didático-pedagógicas que favoreçam ao aluno uma melhor compreensão de conteúdos na área das Ciências Biológicas, os quais, considerados pelos mesmos, excessivamente teóricos. Atividades lúdicas, como jogos didáticos, possuem grande importância no ensino da Biologia, pois contribuem para a construção do saber pelo próprio aluno. Foi elaborado um jogo didático, intitulado Carboidratos: uma receita de biomoléculas, a atividade foi aplicada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da escola em referência na cidade de Campina Grande- PB. A turma era composta por 26 alunos e foi dividida em dois grupos, os quais tinham um representante cada para se dispor no tabuleiro feito no chão da sala. Avançavam as casas do tabuleiro de acordo com as resposta corretas feitas pelo grupo, por fim venceria quem chegasse primeiro à reta final, ganhando assim uma premiação para estimular o desejo da vitória no jogo. A proposta da prática foi despertar no educando um maior envolvimento, auxiliando assim na sua formação crítica, no exercício cognitivo e na compreensão do conteúdo foco da prática. Observou-se, com base nos resultados obtidos, o envolvimento positivo de cada participante no jogo e sua satisfação com a proposta inovadora aplicada através das respostas de cada um ao término da atividade, demonstrando que aprenderam sobre o assunto abordado na prática e que obtiveram um aprimoramento significativo da sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA BIOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS, APRENDIZAGEM SOBRE CARBOIDRATOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_11_54_25_idinscrito_374_440a99135bdc205c823648fb57dcda9d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LAYSLA DA SILVA LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA LEMOS"
    "autor_email" => "aninha_laysla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O objetivo desse trabalho é socializar uma experiência didática desenvolvida na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Sabe-se que há uma necessidade de investir no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da inovação na sala de aula, primando por metodologias didático-pedagógicas que favoreçam ao aluno uma melhor compreensão de conteúdos na área das Ciências Biológicas, os quais, considerados pelos mesmos, excessivamente teóricos. Atividades lúdicas, como jogos didáticos, possuem grande importância no ensino da Biologia, pois contribuem para a construção do saber pelo próprio aluno. Foi elaborado um jogo didático, intitulado Carboidratos: uma receita de biomoléculas, a atividade foi aplicada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da escola em referência na cidade de Campina Grande- PB. A turma era composta por 26 alunos e foi dividida em dois grupos, os quais tinham um representante cada para se dispor no tabuleiro feito no chão da sala. Avançavam as casas do tabuleiro de acordo com as resposta corretas feitas pelo grupo, por fim venceria quem chegasse primeiro à reta final, ganhando assim uma premiação para estimular o desejo da vitória no jogo. A proposta da prática foi despertar no educando um maior envolvimento, auxiliando assim na sua formação crítica, no exercício cognitivo e na compreensão do conteúdo foco da prática. Observou-se, com base nos resultados obtidos, o envolvimento positivo de cada participante no jogo e sua satisfação com a proposta inovadora aplicada através das respostas de cada um ao término da atividade, demonstrando que aprenderam sobre o assunto abordado na prática e que obtiveram um aprimoramento significativo da sua aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.