Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pôster (PO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10134
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 87
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Considerando o processo de ensino de Língua Inglesa (LI) realizado por estagiários em escolas públicas, que por sua vez, permite que o docente em formação inicial seja inserido em um contexto que na maioria das vezes apresenta inúmeras dificuldades, notamos que existe a necessidade de que os graduandos (futuros professores) sejam conscientizados a respeito da prática reflexiva que um professor deve exercer sobre seu próprio trabalho, com o propósito de alcançar seu aprimoramento. Para tanto, temos como objetivo comprovar, a partir de resultados parciais, a relevância da prática reflexiva por estagiários em regência durante todo o processo de desenvolvimento de um trabalho proposto em turmas de ensino médio de escola pública.  Esta pesquisa é resultado de um projeto desenvolvido por alunos do curso de Letras- Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o período de estágio em uma turma de 3º Ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande- PB, cuja proposta de trabalho visava à produção do gênero textual receita em LI, que por sua vez foi amparada por uma Sequencia Didática (SD). Dentro dessa perspectiva, partimos do suporte epistemológico sobre algumas das competências que o professor deve ter segundo Perrenoud (2000); abordamos a relevância da prática reflexiva e sua influência no ofício de professor tendo como base as concepções de Perrenoud (2002); apresentamos a proposta de ensino pautado na SD segundo Dolz et.al (2004) e versamos ainda sobre a função do estágio e sua relevância na formação docente inicial a partir das teorias de Pimenta e Lima (2011). Como resultados parciais, podemos comprovar a partir de algumas produções dos alunos, a eficácia da reflexão docente durante o processo de estágio. Assim, concluímos que existe uma diferenciação entre professores de LI que refletem sobre sua prática de ensino e aqueles que não o fazem, pois esta prática resulta no aperfeiçoamento de sua postura como professor, processo esse que deve ser iniciado desde a formação inicial docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_18_10_2014_13_23_42_idinscrito_368_a30609c268bf696cc5f465cedc3b299d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZILDA GONDIM DA SILVA NETA"
    "autor_nome_curto" => "ROZY GONDIM"
    "autor_email" => "rozygondim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10134
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 87
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Considerando o processo de ensino de Língua Inglesa (LI) realizado por estagiários em escolas públicas, que por sua vez, permite que o docente em formação inicial seja inserido em um contexto que na maioria das vezes apresenta inúmeras dificuldades, notamos que existe a necessidade de que os graduandos (futuros professores) sejam conscientizados a respeito da prática reflexiva que um professor deve exercer sobre seu próprio trabalho, com o propósito de alcançar seu aprimoramento. Para tanto, temos como objetivo comprovar, a partir de resultados parciais, a relevância da prática reflexiva por estagiários em regência durante todo o processo de desenvolvimento de um trabalho proposto em turmas de ensino médio de escola pública.  Esta pesquisa é resultado de um projeto desenvolvido por alunos do curso de Letras- Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o período de estágio em uma turma de 3º Ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande- PB, cuja proposta de trabalho visava à produção do gênero textual receita em LI, que por sua vez foi amparada por uma Sequencia Didática (SD). Dentro dessa perspectiva, partimos do suporte epistemológico sobre algumas das competências que o professor deve ter segundo Perrenoud (2000); abordamos a relevância da prática reflexiva e sua influência no ofício de professor tendo como base as concepções de Perrenoud (2002); apresentamos a proposta de ensino pautado na SD segundo Dolz et.al (2004) e versamos ainda sobre a função do estágio e sua relevância na formação docente inicial a partir das teorias de Pimenta e Lima (2011). Como resultados parciais, podemos comprovar a partir de algumas produções dos alunos, a eficácia da reflexão docente durante o processo de estágio. Assim, concluímos que existe uma diferenciação entre professores de LI que refletem sobre sua prática de ensino e aqueles que não o fazem, pois esta prática resulta no aperfeiçoamento de sua postura como professor, processo esse que deve ser iniciado desde a formação inicial docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_18_10_2014_13_23_42_idinscrito_368_a30609c268bf696cc5f465cedc3b299d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZILDA GONDIM DA SILVA NETA"
    "autor_nome_curto" => "ROZY GONDIM"
    "autor_email" => "rozygondim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Considerando o processo de ensino de Língua Inglesa (LI) realizado por estagiários em escolas públicas, que por sua vez, permite que o docente em formação inicial seja inserido em um contexto que na maioria das vezes apresenta inúmeras dificuldades, notamos que existe a necessidade de que os graduandos (futuros professores) sejam conscientizados a respeito da prática reflexiva que um professor deve exercer sobre seu próprio trabalho, com o propósito de alcançar seu aprimoramento. Para tanto, temos como objetivo comprovar, a partir de resultados parciais, a relevância da prática reflexiva por estagiários em regência durante todo o processo de desenvolvimento de um trabalho proposto em turmas de ensino médio de escola pública. Esta pesquisa é resultado de um projeto desenvolvido por alunos do curso de Letras- Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o período de estágio em uma turma de 3º Ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande- PB, cuja proposta de trabalho visava à produção do gênero textual receita em LI, que por sua vez foi amparada por uma Sequencia Didática (SD). Dentro dessa perspectiva, partimos do suporte epistemológico sobre algumas das competências que o professor deve ter segundo Perrenoud (2000); abordamos a relevância da prática reflexiva e sua influência no ofício de professor tendo como base as concepções de Perrenoud (2002); apresentamos a proposta de ensino pautado na SD segundo Dolz et.al (2004) e versamos ainda sobre a função do estágio e sua relevância na formação docente inicial a partir das teorias de Pimenta e Lima (2011). Como resultados parciais, podemos comprovar a partir de algumas produções dos alunos, a eficácia da reflexão docente durante o processo de estágio. Assim, concluímos que existe uma diferenciação entre professores de LI que refletem sobre sua prática de ensino e aqueles que não o fazem, pois esta prática resulta no aperfeiçoamento de sua postura como professor, processo esse que deve ser iniciado desde a formação inicial docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.