Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): UMA PROPOSTA NO ENSINO DE PRISMAS E POLIEDROS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99371
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6213
    "inscrito_id" => 20459
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): UMA PROPOSTA NO ENSINO DE PRISMAS E POLIEDROS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de geometria foi sendo desenvolvido ao longo dos séculos com o objetivo de resolver problemas que iam aparecendo na sociedade. Muitos foram os contribuidores dessa importante área da Matemática, como por exemplo, Euclides, que desenvolveu muitos teoremas que são usados até os dias de hoje. De acordo com esse contexto, o objetivo do nosso trabalhar foi apresentar uma proposta de organização do ensino para propiciar a aprendizagem de conceitos matemáticos em meio à resolução de problemas no conteúdo de prismas e poliedros em uma escola técnica de nível médio. A metodologia do trabalho foi dividida em quatro Partes, as quais podemos destacar: A primeira consistiu em criar algumas situações problemas envolvendo o conteúdo de prismas e poliedros como ponto inicial da pesquisa, posteriormente, a formação dos conceitos que se encaixa no problema desenvolvido, logo em seguida, as foi traçado as estratégias que foram utilizadas para resolver a situação, e por fim, a resolução do problema e aplicações em outras situações. Com isso, alguns resultados encontrados foi que os alunos inicialmente obtiveram algumas dificuldades em interpretar os problemas de forma correta, no entanto, com o a prática eles conseguiram evoluir nesse quesito e traçar boas estratégias de resolução das questões problemas trabalhados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20459_TB6213_19102023190205.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDISLEY DE LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SIDISLEY"
    "autor_email" => "sidisleymatematica2019@gm"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99371
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6213
    "inscrito_id" => 20459
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): UMA PROPOSTA NO ENSINO DE PRISMAS E POLIEDROS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de geometria foi sendo desenvolvido ao longo dos séculos com o objetivo de resolver problemas que iam aparecendo na sociedade. Muitos foram os contribuidores dessa importante área da Matemática, como por exemplo, Euclides, que desenvolveu muitos teoremas que são usados até os dias de hoje. De acordo com esse contexto, o objetivo do nosso trabalhar foi apresentar uma proposta de organização do ensino para propiciar a aprendizagem de conceitos matemáticos em meio à resolução de problemas no conteúdo de prismas e poliedros em uma escola técnica de nível médio. A metodologia do trabalho foi dividida em quatro Partes, as quais podemos destacar: A primeira consistiu em criar algumas situações problemas envolvendo o conteúdo de prismas e poliedros como ponto inicial da pesquisa, posteriormente, a formação dos conceitos que se encaixa no problema desenvolvido, logo em seguida, as foi traçado as estratégias que foram utilizadas para resolver a situação, e por fim, a resolução do problema e aplicações em outras situações. Com isso, alguns resultados encontrados foi que os alunos inicialmente obtiveram algumas dificuldades em interpretar os problemas de forma correta, no entanto, com o a prática eles conseguiram evoluir nesse quesito e traçar boas estratégias de resolução das questões problemas trabalhados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20459_TB6213_19102023190205.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDISLEY DE LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SIDISLEY"
    "autor_email" => "sidisleymatematica2019@gm"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de geometria foi sendo desenvolvido ao longo dos séculos com o objetivo de resolver problemas que iam aparecendo na sociedade. Muitos foram os contribuidores dessa importante área da Matemática, como por exemplo, Euclides, que desenvolveu muitos teoremas que são usados até os dias de hoje. De acordo com esse contexto, o objetivo do nosso trabalhar foi apresentar uma proposta de organização do ensino para propiciar a aprendizagem de conceitos matemáticos em meio à resolução de problemas no conteúdo de prismas e poliedros em uma escola técnica de nível médio. A metodologia do trabalho foi dividida em quatro Partes, as quais podemos destacar: A primeira consistiu em criar algumas situações problemas envolvendo o conteúdo de prismas e poliedros como ponto inicial da pesquisa, posteriormente, a formação dos conceitos que se encaixa no problema desenvolvido, logo em seguida, as foi traçado as estratégias que foram utilizadas para resolver a situação, e por fim, a resolução do problema e aplicações em outras situações. Com isso, alguns resultados encontrados foi que os alunos inicialmente obtiveram algumas dificuldades em interpretar os problemas de forma correta, no entanto, com o a prática eles conseguiram evoluir nesse quesito e traçar boas estratégias de resolução das questões problemas trabalhados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.