Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS: ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95115
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 625
    "inscrito_id" => 781
    "titulo" => "DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS: ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O livro didático se faz imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem, mesmo nos dias atuais pautado pelo excesso de mídias digitais, uma vez que se caracteriza em um material teórico que auxilia o estudante na apreensão de conceitos trabalhados nas disciplinas. Assim, sendo é de fundamental importância que se pesquise de que forma as diversas obras comercializadas apresentam e organizam os conteúdos e, em especial se amplia os conhecimentos contextualizando as temáticas possíveis com a saúde pública, a fim de conscientizar e prevenir doenças. Inserido nessa proposição, o presente artigo objetivou avaliar obras didáticas utilizadas pelos professores na disciplina de biologia de uma instituição pública de ensino, nível médio técnico de São Luís – Maranhão, no que diz respeito ao conteúdo de fungos e as viroses. A pesquisa foi feita com bases nos dados disponibilizados pelo Departamento de Assuntos Estudantis da instituição de ensino. No total foram analisados seis exemplares da versão dos professores. Uma leitura minuciosa foi realizada nas partes que tratavam sobre fungos nos livros selecionados. Os critérios de avaliação específicos utilizados foram: 1- abordagem do tema, 2- quais os tipos de doenças, 3- sintomas, 4- prevenção, 5- é citado sobre o profissional indicado para tratamento de doenças fúngicas, 6- dados sobre a quantidade de pessoas acometidas por essas doenças. Foram realizadas anotações em uma ficha-resumo única para cada livro em relação aos critérios analisados. Constatou-se que a temática dos fungos foi brevemente citada em três livros, dentre estes, apenas um abordou o reino fungi, mas não trata sobre as doenças causadas pelo mesmo e nos outros os fungos foram citados em outros assuntos como mutualismo e fermentação. Notou-se também ausência da temática relacionada à saúde pública o que poderia contribuir ampliando a noção de cuidados à saúde entre os jovens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID781_TB625_24042023190313.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYCIANE BARBOSA LICA"
    "autor_nome_curto" => "LEYCI"
    "autor_email" => "l.barbosa@acad.ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95115
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 625
    "inscrito_id" => 781
    "titulo" => "DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS: ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O livro didático se faz imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem, mesmo nos dias atuais pautado pelo excesso de mídias digitais, uma vez que se caracteriza em um material teórico que auxilia o estudante na apreensão de conceitos trabalhados nas disciplinas. Assim, sendo é de fundamental importância que se pesquise de que forma as diversas obras comercializadas apresentam e organizam os conteúdos e, em especial se amplia os conhecimentos contextualizando as temáticas possíveis com a saúde pública, a fim de conscientizar e prevenir doenças. Inserido nessa proposição, o presente artigo objetivou avaliar obras didáticas utilizadas pelos professores na disciplina de biologia de uma instituição pública de ensino, nível médio técnico de São Luís – Maranhão, no que diz respeito ao conteúdo de fungos e as viroses. A pesquisa foi feita com bases nos dados disponibilizados pelo Departamento de Assuntos Estudantis da instituição de ensino. No total foram analisados seis exemplares da versão dos professores. Uma leitura minuciosa foi realizada nas partes que tratavam sobre fungos nos livros selecionados. Os critérios de avaliação específicos utilizados foram: 1- abordagem do tema, 2- quais os tipos de doenças, 3- sintomas, 4- prevenção, 5- é citado sobre o profissional indicado para tratamento de doenças fúngicas, 6- dados sobre a quantidade de pessoas acometidas por essas doenças. Foram realizadas anotações em uma ficha-resumo única para cada livro em relação aos critérios analisados. Constatou-se que a temática dos fungos foi brevemente citada em três livros, dentre estes, apenas um abordou o reino fungi, mas não trata sobre as doenças causadas pelo mesmo e nos outros os fungos foram citados em outros assuntos como mutualismo e fermentação. Notou-se também ausência da temática relacionada à saúde pública o que poderia contribuir ampliando a noção de cuidados à saúde entre os jovens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID781_TB625_24042023190313.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYCIANE BARBOSA LICA"
    "autor_nome_curto" => "LEYCI"
    "autor_email" => "l.barbosa@acad.ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O livro didático se faz imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem, mesmo nos dias atuais pautado pelo excesso de mídias digitais, uma vez que se caracteriza em um material teórico que auxilia o estudante na apreensão de conceitos trabalhados nas disciplinas. Assim, sendo é de fundamental importância que se pesquise de que forma as diversas obras comercializadas apresentam e organizam os conteúdos e, em especial se amplia os conhecimentos contextualizando as temáticas possíveis com a saúde pública, a fim de conscientizar e prevenir doenças. Inserido nessa proposição, o presente artigo objetivou avaliar obras didáticas utilizadas pelos professores na disciplina de biologia de uma instituição pública de ensino, nível médio técnico de São Luís – Maranhão, no que diz respeito ao conteúdo de fungos e as viroses. A pesquisa foi feita com bases nos dados disponibilizados pelo Departamento de Assuntos Estudantis da instituição de ensino. No total foram analisados seis exemplares da versão dos professores. Uma leitura minuciosa foi realizada nas partes que tratavam sobre fungos nos livros selecionados. Os critérios de avaliação específicos utilizados foram: 1- abordagem do tema, 2- quais os tipos de doenças, 3- sintomas, 4- prevenção, 5- é citado sobre o profissional indicado para tratamento de doenças fúngicas, 6- dados sobre a quantidade de pessoas acometidas por essas doenças. Foram realizadas anotações em uma ficha-resumo única para cada livro em relação aos critérios analisados. Constatou-se que a temática dos fungos foi brevemente citada em três livros, dentre estes, apenas um abordou o reino fungi, mas não trata sobre as doenças causadas pelo mesmo e nos outros os fungos foram citados em outros assuntos como mutualismo e fermentação. Notou-se também ausência da temática relacionada à saúde pública o que poderia contribuir ampliando a noção de cuidados à saúde entre os jovens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.