O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito do projeto “Investigações sobre a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo”. Neste sentido, realizou-se a inserção em 21 escolas do campo do município do Rio Grande/RS. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender os contextos em que tais escolas estão inseridas e as relações de pertencimento à educação do campo. O levantamento dos dados se deu por intermédio de trabalho de campo, resultando em registros escritos das observações, da documentação fotográfica e das entrevistas com as gestoras das escolas. A partir destes registros, obteve-se um conteúdo textual no qual empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo na análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “O pensamento reflexivo dos gestores de escolas do campo”. A partir das análises, observou-se diferentes percepções quanto à identificação com a temática da educação do campo. Nos resultados alcançados, sinaliza-se uma correlação entre a localização geográfica das escolas e composição da comunidade escolar com base em atividades rurais, como preponderantes no pertencimento à definição/identificação enquanto escola do campo. A partir destas reflexões emerge uma proposta para a formação docente baseada nas demandas encontradas no contexto campesino estudado, sendo elas inclusão, alfabetização, saúde mental e evasão.