O PENSAMENTO REFLEXIVO DOS GESTORES DAS ESCOLAS DO CAMPO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95223 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 765 "inscrito_id" => 10862 "titulo" => "O PENSAMENTO REFLEXIVO DOS GESTORES DAS ESCOLAS DO CAMPO" "resumo" => "O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito do projeto “Investigações sobre a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo”. Neste sentido, realizou-se a inserção em 21 escolas do campo do município do Rio Grande/RS. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender os contextos em que tais escolas estão inseridas e as relações de pertencimento à educação do campo. O levantamento dos dados se deu por intermédio de trabalho de campo, resultando em registros escritos das observações, da documentação fotográfica e das entrevistas com as gestoras das escolas. A partir destes registros, obteve-se um conteúdo textual no qual empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo na análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “O pensamento reflexivo dos gestores de escolas do campo”. A partir das análises, observou-se diferentes percepções quanto à identificação com a temática da educação do campo. Nos resultados alcançados, sinaliza-se uma correlação entre a localização geográfica das escolas e composição da comunidade escolar com base em atividades rurais, como preponderantes no pertencimento à definição/identificação enquanto escola do campo. A partir destas reflexões emerge uma proposta para a formação docente baseada nas demandas encontradas no contexto campesino estudado, sendo elas inclusão, alfabetização, saúde mental e evasão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10862_TB765_10092023163936.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO PAULA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABRICIO" "autor_email" => "fabriciosouza879@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95223 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 765 "inscrito_id" => 10862 "titulo" => "O PENSAMENTO REFLEXIVO DOS GESTORES DAS ESCOLAS DO CAMPO" "resumo" => "O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito do projeto “Investigações sobre a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo”. Neste sentido, realizou-se a inserção em 21 escolas do campo do município do Rio Grande/RS. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender os contextos em que tais escolas estão inseridas e as relações de pertencimento à educação do campo. O levantamento dos dados se deu por intermédio de trabalho de campo, resultando em registros escritos das observações, da documentação fotográfica e das entrevistas com as gestoras das escolas. A partir destes registros, obteve-se um conteúdo textual no qual empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo na análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “O pensamento reflexivo dos gestores de escolas do campo”. A partir das análises, observou-se diferentes percepções quanto à identificação com a temática da educação do campo. Nos resultados alcançados, sinaliza-se uma correlação entre a localização geográfica das escolas e composição da comunidade escolar com base em atividades rurais, como preponderantes no pertencimento à definição/identificação enquanto escola do campo. A partir destas reflexões emerge uma proposta para a formação docente baseada nas demandas encontradas no contexto campesino estudado, sendo elas inclusão, alfabetização, saúde mental e evasão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10862_TB765_10092023163936.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO PAULA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABRICIO" "autor_email" => "fabriciosouza879@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }