Este artigo é um recorte da nossa pesquisa realizada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvida em 2022 que teve como objetivo investigar a configuração das práticas de contação de histórias em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, analisando as contribuições dessa mediação para os processos de alfabetização e letramento dos educandos. Dentre os aportes teóricos que fundamentaram o estudo, destacam-se: Lajolo e Zilberman (2007), Machado (2003), Molina e Sá (2012) e Caldart (2009) que discorrem acerca dos vínculos constituídos entre a produção dos livros de literatura infantil e a escola, enfatizam a relevância das crianças ouvirem e lerem histórias, considerando a realidade do campo para selecionar as narrativas que atendam as especificidades desses sujeitos. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, enquanto a pesquisa configura-se como descritiva e de campo. Os instrumentos usados na coleta dos dados foram: entrevista semiestruturada e observação da sala de aula de momentos de mediação da contação de histórias desenvolvidas pela docente. Nos resultados, constatou-se que a contação de história nessa escola do campo é considerada uma proposta pedagógica de extrema relevância, pois ela dialoga com as vivências dos sujeitos do campo abordando as narrativas pertencentes a comunidade do/a aluno/a, abrangendo a seleção de diferentes narrativas, recursos, técnicas e habilidades de interação com os educandos. Dessa forma, as práticas de contação de histórias presentes no planejamento docente, caracteriza-se como um momento significativo de aprendizagem que estimula a participação do/a aluno/a, promovendo o desenvolvimento da leitura e da escrita, durante a alfabetização.