TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: UMA ABORDAGEM SOBRE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO- PEI E APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS - ABA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97629 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3963 "inscrito_id" => 10503 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: UMA ABORDAGEM SOBRE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO- PEI E APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS - ABA." "resumo" => "Refletir sobre a escolarização dos discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é buscar possibilidades de viabilização e utilização de instrumentos de acompanhamentos e metodologias aplicadas, que potencialize as aprendizagens dos estudantes dentro da escola. A Educação Inclusiva traz um novo olhar para a escola, revisitando os meios de identificação das necessidades e criando mecanismos para a remoção de quaisquer barreiras. Para isso, há a necessidade de repensar as formas de interação entre todos os segmentos, o cotidiano escolar, sua estrutura, organização, projeto pedagógico, seus recursos didáticos, metodologias e estratégias de ensino. Nesta esteira, este trabalho faz apontamentos a respeito do processo de escolarização e tem com apresentar uma abordagem sobre o Plano Educacional Individualizado – PEI e Applied Behavior Analysis (Análise do Comportamento Aplicada) – ABA, para melhoria e desenvolvimento social e educacional dos estudantes autistas. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, no qual nos permitiram conhecer sobre algumas leis inclusivas, acervos disponibilizados em bibliotecas virtuais, artigos, livros impressos/digitais sobre o tema, onde diversos autores falam sobre a importância de práticas inclusivas e com resultados significativos no processo de ensino aprendizagem, cognição e desenvolvimento social do aluno no espectro autista, como BARBOSA e CARVALHO (2019). O ato de ensinar, vem acompanhado de vários circunstâncias, pois requer conhecimentos, habilidades, atribuições diversas e responsabilidades, principalmente com crianças com autismo, que demandam estratégias específicas para aprendizagem, a Educação Inclusiva, busca assim, ampliar discussões e estratégias de ensino aprendizado mais eficazes para o público-alvo que atende." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10503_TB3963_03102023115907.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN MARIA SILVA VIEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EVELYN VIEIRA" "autor_email" => "evelynvieira.horasalegres" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97629 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3963 "inscrito_id" => 10503 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: UMA ABORDAGEM SOBRE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO- PEI E APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS - ABA." "resumo" => "Refletir sobre a escolarização dos discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é buscar possibilidades de viabilização e utilização de instrumentos de acompanhamentos e metodologias aplicadas, que potencialize as aprendizagens dos estudantes dentro da escola. A Educação Inclusiva traz um novo olhar para a escola, revisitando os meios de identificação das necessidades e criando mecanismos para a remoção de quaisquer barreiras. Para isso, há a necessidade de repensar as formas de interação entre todos os segmentos, o cotidiano escolar, sua estrutura, organização, projeto pedagógico, seus recursos didáticos, metodologias e estratégias de ensino. Nesta esteira, este trabalho faz apontamentos a respeito do processo de escolarização e tem com apresentar uma abordagem sobre o Plano Educacional Individualizado – PEI e Applied Behavior Analysis (Análise do Comportamento Aplicada) – ABA, para melhoria e desenvolvimento social e educacional dos estudantes autistas. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, no qual nos permitiram conhecer sobre algumas leis inclusivas, acervos disponibilizados em bibliotecas virtuais, artigos, livros impressos/digitais sobre o tema, onde diversos autores falam sobre a importância de práticas inclusivas e com resultados significativos no processo de ensino aprendizagem, cognição e desenvolvimento social do aluno no espectro autista, como BARBOSA e CARVALHO (2019). O ato de ensinar, vem acompanhado de vários circunstâncias, pois requer conhecimentos, habilidades, atribuições diversas e responsabilidades, principalmente com crianças com autismo, que demandam estratégias específicas para aprendizagem, a Educação Inclusiva, busca assim, ampliar discussões e estratégias de ensino aprendizado mais eficazes para o público-alvo que atende." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10503_TB3963_03102023115907.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN MARIA SILVA VIEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EVELYN VIEIRA" "autor_email" => "evelynvieira.horasalegres" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }