Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99218
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6019
    "inscrito_id" => 13402
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS"
    "resumo" => "Observa-se que nos tempos atuais o uso da ferramenta Geogebra vem sendo amplamente utilizada para explorar conteúdos das geometrias como um todo e, sobretudo, como recurso didático facilitador do ensino. Este artigo tem como proposta apresentar os resultados referentes a um estudo de caso, motivado pela necessidade dos alunos da Licenciatura em Matemática do Campus São Paulo do Potengi/RN em aperfeiçoar sua formação inicial como professores da Educação Básica no curso. Esse é o objetivo âmago do Projeto de Residência Pedagógica (PRP) no qual eles estão inseridos. O Estudo de caso é realizado em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz (EESDM), localizada na cidade de São Paulo do Potengi/RN. Nele os alunos residentes apresentam o software Geogebra como ferramenta de ensino para a demonstração do teorema de Pitágoras para os alunos do Ensino Fundamental. A metodologia desenvolvida, em sala de aula, apresenta os seguintes momentos: Inicialmente, os residentes orientam os alunos a como utilizar o software, observando os comandos básicos para construir figuras planas, dentre elas o triângulo retângulo. Em seguida, os residentes apresentam as definições e conceitos próprios do tema com o rigor matemático necessário, a fim de levar os alunos do Ensino Fundamental a terem um embasamento teórico exigido pelo currículo escolar. Espera-se que findado o estudo de caso os alunos tenham um melhor desempenho em assimilar as possibilidades do uso do teorema de Pitágoras, e terem habilidades na construção, bem como saber relacionar a figura geométrica com as que a definem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13402_TB6019_10122023181253.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL JUNIOR FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabriel.junior@escolar.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99218
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6019
    "inscrito_id" => 13402
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS"
    "resumo" => "Observa-se que nos tempos atuais o uso da ferramenta Geogebra vem sendo amplamente utilizada para explorar conteúdos das geometrias como um todo e, sobretudo, como recurso didático facilitador do ensino. Este artigo tem como proposta apresentar os resultados referentes a um estudo de caso, motivado pela necessidade dos alunos da Licenciatura em Matemática do Campus São Paulo do Potengi/RN em aperfeiçoar sua formação inicial como professores da Educação Básica no curso. Esse é o objetivo âmago do Projeto de Residência Pedagógica (PRP) no qual eles estão inseridos. O Estudo de caso é realizado em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz (EESDM), localizada na cidade de São Paulo do Potengi/RN. Nele os alunos residentes apresentam o software Geogebra como ferramenta de ensino para a demonstração do teorema de Pitágoras para os alunos do Ensino Fundamental. A metodologia desenvolvida, em sala de aula, apresenta os seguintes momentos: Inicialmente, os residentes orientam os alunos a como utilizar o software, observando os comandos básicos para construir figuras planas, dentre elas o triângulo retângulo. Em seguida, os residentes apresentam as definições e conceitos próprios do tema com o rigor matemático necessário, a fim de levar os alunos do Ensino Fundamental a terem um embasamento teórico exigido pelo currículo escolar. Espera-se que findado o estudo de caso os alunos tenham um melhor desempenho em assimilar as possibilidades do uso do teorema de Pitágoras, e terem habilidades na construção, bem como saber relacionar a figura geométrica com as que a definem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13402_TB6019_10122023181253.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL JUNIOR FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabriel.junior@escolar.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Observa-se que nos tempos atuais o uso da ferramenta Geogebra vem sendo amplamente utilizada para explorar conteúdos das geometrias como um todo e, sobretudo, como recurso didático facilitador do ensino. Este artigo tem como proposta apresentar os resultados referentes a um estudo de caso, motivado pela necessidade dos alunos da Licenciatura em Matemática do Campus São Paulo do Potengi/RN em aperfeiçoar sua formação inicial como professores da Educação Básica no curso. Esse é o objetivo âmago do Projeto de Residência Pedagógica (PRP) no qual eles estão inseridos. O Estudo de caso é realizado em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz (EESDM), localizada na cidade de São Paulo do Potengi/RN. Nele os alunos residentes apresentam o software Geogebra como ferramenta de ensino para a demonstração do teorema de Pitágoras para os alunos do Ensino Fundamental. A metodologia desenvolvida, em sala de aula, apresenta os seguintes momentos: Inicialmente, os residentes orientam os alunos a como utilizar o software, observando os comandos básicos para construir figuras planas, dentre elas o triângulo retângulo. Em seguida, os residentes apresentam as definições e conceitos próprios do tema com o rigor matemático necessário, a fim de levar os alunos do Ensino Fundamental a terem um embasamento teórico exigido pelo currículo escolar. Espera-se que findado o estudo de caso os alunos tenham um melhor desempenho em assimilar as possibilidades do uso do teorema de Pitágoras, e terem habilidades na construção, bem como saber relacionar a figura geométrica com as que a definem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.