Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA: TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO FAZER DAS EQUIPES TÉCNICAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98782
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5453
    "inscrito_id" => 19050
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO FAZER DAS EQUIPES TÉCNICAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador das Equipes Técnicas de Monitoramento e Avaliação (ETMA) do Plano Municipal de Educação(PME), no sentido de promover transformações vivenciadas no campo da educação, impactando na política educacional dos municípios baianos. Quanto ao percurso metodológico além dos procedimentos bibliográfico, documental, eletrônico e de campo, também foi aplicado um Formulário pelo Google Meet. Sobre o resultado, percebemos que a formação do coordenador é de fundamental importância para potencializar o fazer das ETMA e assegurar os produtos como plano de trabalho, relatório de monitoramento e documento de avaliação do PME, pois são instrumentos basilares para alicerçar a gestão, principalmente quanto a melhoria do desempenho dos estudantes e consequentemente das políticas públicas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19050_TB5453_16112023102419.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOACIR FREITAS BORGES"
    "autor_nome_curto" => "MOACIR"
    "autor_email" => "mfborges2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98782
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5453
    "inscrito_id" => 19050
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO FAZER DAS EQUIPES TÉCNICAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador das Equipes Técnicas de Monitoramento e Avaliação (ETMA) do Plano Municipal de Educação(PME), no sentido de promover transformações vivenciadas no campo da educação, impactando na política educacional dos municípios baianos. Quanto ao percurso metodológico além dos procedimentos bibliográfico, documental, eletrônico e de campo, também foi aplicado um Formulário pelo Google Meet. Sobre o resultado, percebemos que a formação do coordenador é de fundamental importância para potencializar o fazer das ETMA e assegurar os produtos como plano de trabalho, relatório de monitoramento e documento de avaliação do PME, pois são instrumentos basilares para alicerçar a gestão, principalmente quanto a melhoria do desempenho dos estudantes e consequentemente das políticas públicas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19050_TB5453_16112023102419.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOACIR FREITAS BORGES"
    "autor_nome_curto" => "MOACIR"
    "autor_email" => "mfborges2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador das Equipes Técnicas de Monitoramento e Avaliação (ETMA) do Plano Municipal de Educação(PME), no sentido de promover transformações vivenciadas no campo da educação, impactando na política educacional dos municípios baianos. Quanto ao percurso metodológico além dos procedimentos bibliográfico, documental, eletrônico e de campo, também foi aplicado um Formulário pelo Google Meet. Sobre o resultado, percebemos que a formação do coordenador é de fundamental importância para potencializar o fazer das ETMA e assegurar os produtos como plano de trabalho, relatório de monitoramento e documento de avaliação do PME, pois são instrumentos basilares para alicerçar a gestão, principalmente quanto a melhoria do desempenho dos estudantes e consequentemente das políticas públicas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.