EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE – RN
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99564 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6466 "inscrito_id" => 6353 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE – RN" "resumo" => "O presente trabalho tem por ideia central abordar a importância da Educação Inclusiva para um desenvolvimento educacional mais colaborativo e eficaz, pois sabemos que um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro é proporcionar uma educação voltada para atender as necessidades Educacionais Especiais dos alunos em nossas escolas públicas. Ressaltamos ainda, a instituição escolar enquanto um espaço essencial para o desenvolvimento das competências cognitivas e sociais de cada indivíduo, incluindo a todos, independente de suas limitações e dificuldades, de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou linguísticas, entendo assim, o conceito de inclusão. Embasados em grandes autores como Damiane (2022) e Aguiar (2022) que defendem a importância do trabalho colaborativo no ambiente escolar, este artigo intenta relatar uma experiência ocorrida em uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte, através de uma pesquisa qualitativa e de observação, apoiados em aplicação de atividades e palestras voltadas a conscientização e ao conhecimento, levamos a momentos de reflexão que possibilitaram aos demais alunos da instituição a percepção do diferente, a aprender a conviver, a respeitar e a compreender as diferenças de cada um, assim como defende Gomes (2014). Ao realizarmos todas as etapas deste relato de experiência percebemos a importância do profissional de educação especial e de sua atuação junto ao corpo docente e discente para que haja de fato uma educação inclusiva e igualitária, assim como nos asseguram os documentos oficiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6353_TB6466_25112023202228.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANY RIBEIRO GUEDES" "autor_nome_curto" => "RAIANY GUEDES" "autor_email" => "raianyx1@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99564 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6466 "inscrito_id" => 6353 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE – RN" "resumo" => "O presente trabalho tem por ideia central abordar a importância da Educação Inclusiva para um desenvolvimento educacional mais colaborativo e eficaz, pois sabemos que um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro é proporcionar uma educação voltada para atender as necessidades Educacionais Especiais dos alunos em nossas escolas públicas. Ressaltamos ainda, a instituição escolar enquanto um espaço essencial para o desenvolvimento das competências cognitivas e sociais de cada indivíduo, incluindo a todos, independente de suas limitações e dificuldades, de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou linguísticas, entendo assim, o conceito de inclusão. Embasados em grandes autores como Damiane (2022) e Aguiar (2022) que defendem a importância do trabalho colaborativo no ambiente escolar, este artigo intenta relatar uma experiência ocorrida em uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte, através de uma pesquisa qualitativa e de observação, apoiados em aplicação de atividades e palestras voltadas a conscientização e ao conhecimento, levamos a momentos de reflexão que possibilitaram aos demais alunos da instituição a percepção do diferente, a aprender a conviver, a respeitar e a compreender as diferenças de cada um, assim como defende Gomes (2014). Ao realizarmos todas as etapas deste relato de experiência percebemos a importância do profissional de educação especial e de sua atuação junto ao corpo docente e discente para que haja de fato uma educação inclusiva e igualitária, assim como nos asseguram os documentos oficiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6353_TB6466_25112023202228.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANY RIBEIRO GUEDES" "autor_nome_curto" => "RAIANY GUEDES" "autor_email" => "raianyx1@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }