Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELOS DIDÁTICOS DE PARASITOS E FUNGOS PARA EXPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E AULAS PRÁTICAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Devido à diversidade de formas e complexidade, a criação de modelos didáticos de fungos e parasitos visa facilitar o apreender de características; estruturas; funções; conceitos; ciclos biológicos, além de ajudar a distinguir diferenças entre os espécimes. Este trabalho objetivou criar modelos didáticos de estruturas macroscópicas e microscópicas de fungos e parasitos utilizando porcelana fria (biscuit) e massa de EVA para exposições científicas-educacionais e aulas práticas de Micologia e Parasitologia. Foram realizados diversos encontros, em forma de oficina, com discentes do curso de Ciências Biológicas do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), durante as disciplinas de Biologia dos Fungos e Parasitologia. Para confecção dos modelos, as oficinas eram divididas em duas etapas, em dias diferentes: na primeira etapa foram confeccionados modelos de diferentes fungos macroscópicos; estruturas fúngicas microscópicas; diferentes espécies de parasitos, utilizando a porcelana fria e massa EVA; na segunda etapa, com os modelos didáticos secos, foram realizadas as pinturas com tinta de tecido e verniz. Foram criados diversos modelos de espécies e/ou estruturas microscópicas de fungos e parasitos. Fungos produzidos: Ophiocordyceps unilateralis; Marasmius amazonicus; M. haematocephalus; Psilocybe cubensis; Aseröe rubra; Pycnoporus sanguineus; Phallus impudicus; Amanita muscaria; Clathrus ruber; Xylaria polymorpha; Cantharellus cibarius. Também foram confeccionados estruturas microscópicas fúngicas: basidiósporos; ascósporos; zigosporângio; líquen; apotécio e peritécio. Parasitos: Schistosoma mansoni; Taenia saginata; T. solium; Giardia duodenalis; Trypanosoma cruzi; Entamoeba coli; E. histolytica; E. dispar. A massa EVA mostrou-se mais prática e fácil de moldar do que porcelana fria. Os modelos de EVA, após a secagem, são mais leves apresentando menos risco de quebrarem ao cair. A construção de modelos didáticos proporciona maior desenvolvimento de concepções sobre conteúdos e conceitos específicos. A utilização de modelos didáticos é importante no processo de ensino-aprendizagem facilitando o apreender de temas e conteúdos difíceis de serem observados apenas com esquemas, figuras e/ou fotos.

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