Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ASTRONOMIA OBSERVACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Astronomia Observacional é uma área de conhecimento potencialmente instigante para o ensino de Ciências Naturais, pois o emprego pedagógico de seus objetos de conhecimentos em sala de aula permite o desenvolvimento de habilidades científicas importantes, tais como a observação sistemática do céu e o raciocínio lógico da previsibilidade dos fenômenos astronômicos, por exemplo. As observações celestes presentes em associadas às atividades educacionais também despertam a curiosidade e o encantamento dos estudantes por esta ciência. No entanto, as propostas educacionais que trabalham com observações celestes na educação básica ainda são pequenas. A Astronomia Observacional pode ser efetivada em sala de aula tanto através de trabalhos que envolvam a observação direta do céu, a olho nu, ou com a utilização de telescópios, ou mesmo com o uso de softwares gratuitos, como o Stellarium. Dessa forma, apresentamos nesse trabalho algumas possibilidades abordagens educacionais sistematizadas das observações celestes pensadas para aulas de Física do ensino médio, visando proporcionar uma compreensão mais ampla da Astronomia, além de desenvolver habilidades científicas importantes, como a coleta e a análise de dados reais dos astros e fenômenos celestes. A pedagogia progressista e problematizadora Paulo Freire fundamenta as atividades propostas, buscando a formação de sujeitos curiosos, críticos e apaixonados pelo conhecimento científico, que vão além do conhecimento ingênuo, buscando compreender o céu e o universo em que estamos em um âmbito tanto científico quanto epistemológico. A importância de identificar e relacionar conhecimentos vivenciais e gnosiológicos sobre os astros e eventos cosmológicos é defendida nesta proposta didática buscando instigar a construção de questionamentos críticos e epistemológicos sobre o céu que nos cerca. Ao incorporar a Astronomia Observacional no ensino de ciências, defendemos que o trabalho educacional com os objetos de conhecimentos observacionais busque o desenvolvimento de múltiplas competências e habilidades entre os estudantes.

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