Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DESTINO CONSCIENTE: UM ESTUDO ACERCA DO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A COLETA DE LIXO NA ZONA RURAL DE TAPEROÁ-PB.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COLETA, LIXO Comunicação Oral (CO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9915
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 345
    "inscrito_id" => 1286
    "titulo" => "DESTINO CONSCIENTE: UM ESTUDO ACERCA DO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A COLETA DE LIXO NA ZONA RURAL DE TAPEROÁ-PB."
    "resumo" => "Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido conjuntamente com as docentes que lecionam nas escolas do campo no município de Taperoá-PB, com o objetivo de explorar problemáticas existentes na sociedade. A ideia de trabalhar a temática surgiu da necessidade de verificar como ocorre a coleta, armazenamento e descarte do lixo na zona rural da cidade, o qual detectamos que não existia um sistema de coleta na zona rural e que o lixo domiciliar é descartado no ambiente ou é queimado, contribuindo para a sua degradação. A partir do levantamento destas informações, elaboramos ações educativas de estudo, conscientização e discussão com a comunidade escolar sobre as medidas cabíveis para a melhoria e conservação do nosso ambiente. Para isso, escolhemos o trabalho com turmas do 3° ao 5° ano, possuindo uma média de 13 alunos por turma com faixa etária entre 08 a 12 anos, estudantes de uma escola rural do município. Diante das ações desenvolvidas no decorrer do projeto, constatamos que este teve um impacto positivo, visto que a comunidade participou ativamente nas palestras e nas atividades propostas aos alunos, onde eles afirmaram que não tinham conhecimento até então do descarte correto do lixo doméstico e que muitas vezes não sabiam o que fazer com o lixo acumulado. Nesta ótica, acreditamos que o projeto teve uma repercussão muito positiva na escola, comunidade e na própria cidade, despertando através de ações educativas a importância da contribuição que cada um pode fazer para conservar o meio ambiente no qual vivemos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COLETA, LIXO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_10_2014_12_05_22_idinscrito_1286_760dcfa2c2cf04b384d307b7e9a8a10e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA FERREIRA DE AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA AQUINO"
    "autor_email" => "janainaferreira86@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE GAMA FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9915
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 345
    "inscrito_id" => 1286
    "titulo" => "DESTINO CONSCIENTE: UM ESTUDO ACERCA DO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A COLETA DE LIXO NA ZONA RURAL DE TAPEROÁ-PB."
    "resumo" => "Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido conjuntamente com as docentes que lecionam nas escolas do campo no município de Taperoá-PB, com o objetivo de explorar problemáticas existentes na sociedade. A ideia de trabalhar a temática surgiu da necessidade de verificar como ocorre a coleta, armazenamento e descarte do lixo na zona rural da cidade, o qual detectamos que não existia um sistema de coleta na zona rural e que o lixo domiciliar é descartado no ambiente ou é queimado, contribuindo para a sua degradação. A partir do levantamento destas informações, elaboramos ações educativas de estudo, conscientização e discussão com a comunidade escolar sobre as medidas cabíveis para a melhoria e conservação do nosso ambiente. Para isso, escolhemos o trabalho com turmas do 3° ao 5° ano, possuindo uma média de 13 alunos por turma com faixa etária entre 08 a 12 anos, estudantes de uma escola rural do município. Diante das ações desenvolvidas no decorrer do projeto, constatamos que este teve um impacto positivo, visto que a comunidade participou ativamente nas palestras e nas atividades propostas aos alunos, onde eles afirmaram que não tinham conhecimento até então do descarte correto do lixo doméstico e que muitas vezes não sabiam o que fazer com o lixo acumulado. Nesta ótica, acreditamos que o projeto teve uma repercussão muito positiva na escola, comunidade e na própria cidade, despertando através de ações educativas a importância da contribuição que cada um pode fazer para conservar o meio ambiente no qual vivemos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COLETA, LIXO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_10_2014_12_05_22_idinscrito_1286_760dcfa2c2cf04b384d307b7e9a8a10e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA FERREIRA DE AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA AQUINO"
    "autor_email" => "janainaferreira86@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE GAMA FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido conjuntamente com as docentes que lecionam nas escolas do campo no município de Taperoá-PB, com o objetivo de explorar problemáticas existentes na sociedade. A ideia de trabalhar a temática surgiu da necessidade de verificar como ocorre a coleta, armazenamento e descarte do lixo na zona rural da cidade, o qual detectamos que não existia um sistema de coleta na zona rural e que o lixo domiciliar é descartado no ambiente ou é queimado, contribuindo para a sua degradação. A partir do levantamento destas informações, elaboramos ações educativas de estudo, conscientização e discussão com a comunidade escolar sobre as medidas cabíveis para a melhoria e conservação do nosso ambiente. Para isso, escolhemos o trabalho com turmas do 3° ao 5° ano, possuindo uma média de 13 alunos por turma com faixa etária entre 08 a 12 anos, estudantes de uma escola rural do município. Diante das ações desenvolvidas no decorrer do projeto, constatamos que este teve um impacto positivo, visto que a comunidade participou ativamente nas palestras e nas atividades propostas aos alunos, onde eles afirmaram que não tinham conhecimento até então do descarte correto do lixo doméstico e que muitas vezes não sabiam o que fazer com o lixo acumulado. Nesta ótica, acreditamos que o projeto teve uma repercussão muito positiva na escola, comunidade e na própria cidade, despertando através de ações educativas a importância da contribuição que cada um pode fazer para conservar o meio ambiente no qual vivemos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.