AÇÕES DIDÁTICAS INTEGRADAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9800 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 742 "inscrito_id" => 574 "titulo" => "AÇÕES DIDÁTICAS INTEGRADAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O trabalho exposto a seguir faz parte da experiência das equipes PIBID-UEPB Subprojeto de Língua Portuguesa, Geografia e História – UEPB – Campus III, Guarabira, que atuam na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo situada também em Guarabira – PB. Consiste na percepção da importância do diálogo entre as disciplinas, cujo objetivo é garantir maior interação entre os alunos, destes com os professores, além da experiência e do convívio grupal. Embasados nos estudos de Fazenda (2003), originou-se o trabalho “Projeto Interdisciplinar: Diálogos possíveis entre História, Letras e Geografia”. Para desenvolver o trabalho, foi planejado um roteiro de viagem a ser explorado com os alunos. Foram selecionados temas a serem discutidos, envolvendo as três disciplinas do projeto, buscando assim, atender os seguintes objetivos: 1) Viabilizar o contato dos alunos com a construção de nossa regionalidade, tendo como viés o estudo do meio 2) Criar diálogos que potencializem o ensino e o estudo do meio entre os subprojetos de história, letras e geografia 3) Produzir um saber panorâmico da cidade de João Pessoa/PB. Dessa forma, o trabalho constituiu-se da apresentação do espaço e de discussões sobre os temas propostos por cada disciplina, explorando os locais escolhidos. Ao término do projeto, percebeu-se que os alunos entenderam a relevância do trabalho em grupo, tanto em sociedade como no âmbito escolar. Conforme Fazenda (2008) existe cinco princípios relacionados a essa prática: humildade, espera, respeito, coerência e desapego. Esses princípios, por parte de todos envolvidos no projeto, foram a base para o sucesso da interdisciplinaridade, uma vez que para alcançar os resultados esperados com atividades em grupo foi importante que todos fossem humildes ao demonstrar seus conhecimentos e técnicas; sabendo o momento propício para falar e ouvir; respeitando os outros; sendo coerentes quanto ao que dizem e fazem e praticando o respeito com a opinião do próximo, não achando que são mais nem menos que os outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, DIÁLOGO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_21_35_idinscrito_574_d13513453fdbc99f738abac30a728fa2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELE DE LIMA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CIBELE" "autor_email" => "cibelelima40@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9800 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 742 "inscrito_id" => 574 "titulo" => "AÇÕES DIDÁTICAS INTEGRADAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O trabalho exposto a seguir faz parte da experiência das equipes PIBID-UEPB Subprojeto de Língua Portuguesa, Geografia e História – UEPB – Campus III, Guarabira, que atuam na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo situada também em Guarabira – PB. Consiste na percepção da importância do diálogo entre as disciplinas, cujo objetivo é garantir maior interação entre os alunos, destes com os professores, além da experiência e do convívio grupal. Embasados nos estudos de Fazenda (2003), originou-se o trabalho “Projeto Interdisciplinar: Diálogos possíveis entre História, Letras e Geografia”. Para desenvolver o trabalho, foi planejado um roteiro de viagem a ser explorado com os alunos. Foram selecionados temas a serem discutidos, envolvendo as três disciplinas do projeto, buscando assim, atender os seguintes objetivos: 1) Viabilizar o contato dos alunos com a construção de nossa regionalidade, tendo como viés o estudo do meio 2) Criar diálogos que potencializem o ensino e o estudo do meio entre os subprojetos de história, letras e geografia 3) Produzir um saber panorâmico da cidade de João Pessoa/PB. Dessa forma, o trabalho constituiu-se da apresentação do espaço e de discussões sobre os temas propostos por cada disciplina, explorando os locais escolhidos. Ao término do projeto, percebeu-se que os alunos entenderam a relevância do trabalho em grupo, tanto em sociedade como no âmbito escolar. Conforme Fazenda (2008) existe cinco princípios relacionados a essa prática: humildade, espera, respeito, coerência e desapego. Esses princípios, por parte de todos envolvidos no projeto, foram a base para o sucesso da interdisciplinaridade, uma vez que para alcançar os resultados esperados com atividades em grupo foi importante que todos fossem humildes ao demonstrar seus conhecimentos e técnicas; sabendo o momento propício para falar e ouvir; respeitando os outros; sendo coerentes quanto ao que dizem e fazem e praticando o respeito com a opinião do próximo, não achando que são mais nem menos que os outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, DIÁLOGO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_21_35_idinscrito_574_d13513453fdbc99f738abac30a728fa2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELE DE LIMA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CIBELE" "autor_email" => "cibelelima40@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }