A utilização de modelos didáticos para auxiliar no ensino de genética, principalmente relacionado a transmissão de conceitos microscópicos, a exemplo das inversões e translocações cromossômicas proporciona não apenas o engajamento entre professores e alunos, mas contribui também para a dinamicidade das aulas e auxilia o desenvolvimento da concepção dos alunos sobre o conteúdo. O objetivo deste trabalho é a produção de um modelo didático para o ensino das inversões e translocações cromossômicas. Para a confecção do modelo foram utilizados isopor para servir de base para o modelo, massas de modelar para confecção dos cromossomos homólogos, palitos de dente para prender os cromossomos na base de isopor e canetas coloridas para descrever as regiões referentes aos genes. Foram construídos dois modelos, cada um com dois pares de cromossomos homólogos com cores diferentes para cada um; dois utilizados para representar a inversão e dois a translocação, em ambos os casos apresentando um cromossomo sem alterações para ser utilizado para fins comparativos com os que sofreram o processo de inversão e translocação. Além disso, nas regiões que representam os genes nos cromossomos foram utilizadas massas de modelar coloridas, para que o padrão de cores junto a descrição do gene escrito com caneta, servissem para identificação das regiões inversas e translocadas nos cromossomos. Para fornecer embasamento teórico foram utilizados artigos científicos e monografias nos sites: Google Scholar e periódico Capes. O modelo produzido pode ser levado pelo professor para a sala de aula, ou produzido pelos próprios alunos na escola; por ser de baixo custo e produzido com materiais de fácil manuseio é uma ótima opção para ser utilizado como material de apoio nas aulas, além de, consequentemente, facilitar a aprendizagem a partir da transformação de conceitos abstratos em algo concreto para visualização dos alunos.