Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): CONSTRUINDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência da formação de representantes de turma, realizada no primeiro semestre de 2023, com estudantes (presidentes e vice-presidentes de turma) dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo. Essa formação foi realizada pela equipe multidisciplinar que compõe a Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante (COPAE) e teve como objetivos: contribuir com o aprimoramento da capacidade crítica a fim de viabilizar a participação e construção de proposições e problemáticas do campus e compreender a função do representante de turma na perspectiva de uma democracia representativa e participativa. Apoiados em Paro (2000), partimos da necessidade de se ter a educação para a democracia como componente fundamental da qualidade do ensino e em Freire (2019), pelo desejo de viabilizar a educação que liberta e insere na sociedade educandos como forças transformadoras, críticas, politizadas e responsáveis por si e pelo outro. No desenvolvimento da ação, adotou-se os princípios metodológicos do materialismo histórico e dialético. Como estratégias metodológicas, tivemos exposição oral dialogada, roda de conversa e oficina. A formação deixará como produto o “Manual para representantes de turma”, elaborado pelos representantes a partir das discussões oportunizadas na formação, que será, posteriormente, referendado pelo Conselho Diretor do campus para se tornar um documento de orientação institucional. Os resultados da formação ainda estão sendo monitorados, mas, a partir da análise inicial dos dados coletados em questionário avaliativo aplicado aos participantes da formação, é possível afirmar que houve contribuição qualitativa no desempenho das atribuições desses representantes, assim como uma avaliação positiva tanto no que se refere ao conteúdo trabalhado quanto à maneira como a formação foi conduzida.

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