O presente trabalho destaca a importância da dança nas aulas de Educação Física, esta desempenha um papel crucial, oferecendo uma variedade de benefícios físicos, cognitivos e emocionais para as crianças, os jovens e os adultos. A dança também incentiva a imaginação e a expressão individual e coletiva, assim torna-se relevante como objetivo geral do presente trabalho compreender como os estudos publicados no Conedu analisam o ensino da dança no âmbito das aulas de educação física. Este trabalho trata-se de pesquisa bibliográfica denominada de estado da arte - com objetivo de analisar como os estudos publicados nas últimas três edições do CONEDU evidenciam sobre a importância da dança nas aulas de Educação Física, a busca efetivou-se nas Edições VI, VII, VIII CONEDU no GT 17 ensino e suas interseções, respectivamente nos anos 2020,2021,2022 delimitamos como palavras chaves: Dança, Educação Física, Ensino de dança. Como categorias analíticas foram analisados os objetivos dos trabalhos, os autores, os lócus de pesquisa e as regiões dos trabalhos encontrados. O CONEDU ( Congresso Nacional de Educação ) é um evento realizado anualmente, está na sua nona edição no presente ano, tem como objetivo principal oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da Educação, dialogando com as diversas licenciaturas e aproximando, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas, avaliativas didático pedagógicas. Os resultados indicam que houveram trabalhos que destacaram a dança na educação infantil, no ensino fundamental e no médio, podemos destacar que a dança permite desenvolver habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio e flexibilidade, e melhora a consciência corporal, além de ser divertido exercício físico, desempenhando um papel fundamental nas aulas de Educação Física.