OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9853 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Considerando os desafios enfrentados pelos professores em formação inicial durante a prática da docência no que diz respeito ao planejamento, execução da aula e a realidade do ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas da rede pública, este trabalho objetiva analisar os momentos de planejamento e execução de uma sequência didática (SD) mencionando os desafios encontrados durante esse processo e apresentar as contribuições destes desafios para o professor. A referida SD foi planejada entre os meses de maio e setembro e está sendo aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas aulas de LI entre os meses de julho a novembro. Este estudo de caso fundamenta-se teoricamente em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que debate os momentos de planejamento e execução de uma SD, assim como em Damulakis et al. (2005) que discutem a relação entre o planejamento e a execução da aula de língua estrangeira, no nosso caso, de uma SD no contexto escolar e Pabis (2012) que discute a importância da realidade do aluno durante o planejamento da aula. Como resultados parciais, podemos indicar que os momentos de planejamento e de execução da SD propiciam ao professor em formação inicial o norteamento e aprimoramento de sua prática assim como a conscientização dos obstáculos que a situação real da sala de aula apresenta. O professor aprende a lidar com os imprevistos e desafios desses momentos, tornando-se criativo e aberto à possibilidade de mudança/adaptação do que foi planejado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_15_34_35_idinscrito_16_15bc8e88e5090ba85bf75b180ce75ea1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA FERREIRA SOUZA LEITE" "autor_nome_curto" => "FABIANA FERREIRA" "autor_email" => "fabysouzacg@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9853 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Considerando os desafios enfrentados pelos professores em formação inicial durante a prática da docência no que diz respeito ao planejamento, execução da aula e a realidade do ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas da rede pública, este trabalho objetiva analisar os momentos de planejamento e execução de uma sequência didática (SD) mencionando os desafios encontrados durante esse processo e apresentar as contribuições destes desafios para o professor. A referida SD foi planejada entre os meses de maio e setembro e está sendo aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas aulas de LI entre os meses de julho a novembro. Este estudo de caso fundamenta-se teoricamente em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que debate os momentos de planejamento e execução de uma SD, assim como em Damulakis et al. (2005) que discutem a relação entre o planejamento e a execução da aula de língua estrangeira, no nosso caso, de uma SD no contexto escolar e Pabis (2012) que discute a importância da realidade do aluno durante o planejamento da aula. Como resultados parciais, podemos indicar que os momentos de planejamento e de execução da SD propiciam ao professor em formação inicial o norteamento e aprimoramento de sua prática assim como a conscientização dos obstáculos que a situação real da sala de aula apresenta. O professor aprende a lidar com os imprevistos e desafios desses momentos, tornando-se criativo e aberto à possibilidade de mudança/adaptação do que foi planejado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_15_34_35_idinscrito_16_15bc8e88e5090ba85bf75b180ce75ea1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA FERREIRA SOUZA LEITE" "autor_nome_curto" => "FABIANA FERREIRA" "autor_email" => "fabysouzacg@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }