Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A QUALIDADE DO ENSINO DA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ALAGOA NOVA - PB

Palavra-chaves: QUÍMICA, DIFICULDADES, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10144
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 156
    "titulo" => "A QUALIDADE DO ENSINO DA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ALAGOA NOVA - PB"
    "resumo" => "A qualidade do ensino de Química, de modo geral, vem encontrando grandes dificuldades na sua metodologia e nas suas práticas pedagógicas; e não apenas da Química, mas assim como no ensino de ciências naturais e outras disciplinas. Certamente, afetado pela baixa qualidade da educação em nosso país, e falta de interesse dos governantes, o que resulta em políticas públicas ineficientes implementadas por governos que ainda não despertaram para a verdadeira função social que a escola pode exercer para o desenvolvimento da nação. Quando se abordam dificuldades do ensino de Química, a escola, pais de alunos e a população em geral, por questões de conveniência, frequentemente, imprime ao estudante a culpa pelo fracasso do processo educativo, assim sendo, o estudante é visto como desinteressado, displicente e com poucos conhecimentos construídos ao longo de sua história. Esta pesquisa - estudo de caso – teve como objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem da disciplina Química no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho da cidade de Alagoa Nova – PB, na visão dos professores do seu quadro efetivo. O procedimento metodológico foi o analítico-descritivo e o instrumento de coleta de informações foi o questionário. Os resultados demonstraram alguns aspectos positivos e negativos, dentre os negativos destaca-se: a existência de um laboratório de química na escola pesquisada que não é utilizado no ensino dessa ciência. E dentre os positivos, destaca-se: todos os professores possuem graduação na área que lecionam, o que representa um aspecto bastante relevante e importante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, DIFICULDADES, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_47_34_idinscrito_156_9a28b6d1464cc64a4c8464be586e6b90.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA RAMOS MARCELINO FERREIRA QUIRINO"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA"
    "autor_email" => "sayonarapedagoga@gmail.co"
    "autor_ies" => "FASP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10144
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 156
    "titulo" => "A QUALIDADE DO ENSINO DA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ALAGOA NOVA - PB"
    "resumo" => "A qualidade do ensino de Química, de modo geral, vem encontrando grandes dificuldades na sua metodologia e nas suas práticas pedagógicas; e não apenas da Química, mas assim como no ensino de ciências naturais e outras disciplinas. Certamente, afetado pela baixa qualidade da educação em nosso país, e falta de interesse dos governantes, o que resulta em políticas públicas ineficientes implementadas por governos que ainda não despertaram para a verdadeira função social que a escola pode exercer para o desenvolvimento da nação. Quando se abordam dificuldades do ensino de Química, a escola, pais de alunos e a população em geral, por questões de conveniência, frequentemente, imprime ao estudante a culpa pelo fracasso do processo educativo, assim sendo, o estudante é visto como desinteressado, displicente e com poucos conhecimentos construídos ao longo de sua história. Esta pesquisa - estudo de caso – teve como objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem da disciplina Química no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho da cidade de Alagoa Nova – PB, na visão dos professores do seu quadro efetivo. O procedimento metodológico foi o analítico-descritivo e o instrumento de coleta de informações foi o questionário. Os resultados demonstraram alguns aspectos positivos e negativos, dentre os negativos destaca-se: a existência de um laboratório de química na escola pesquisada que não é utilizado no ensino dessa ciência. E dentre os positivos, destaca-se: todos os professores possuem graduação na área que lecionam, o que representa um aspecto bastante relevante e importante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, DIFICULDADES, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_47_34_idinscrito_156_9a28b6d1464cc64a4c8464be586e6b90.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA RAMOS MARCELINO FERREIRA QUIRINO"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA"
    "autor_email" => "sayonarapedagoga@gmail.co"
    "autor_ies" => "FASP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A qualidade do ensino de Química, de modo geral, vem encontrando grandes dificuldades na sua metodologia e nas suas práticas pedagógicas; e não apenas da Química, mas assim como no ensino de ciências naturais e outras disciplinas. Certamente, afetado pela baixa qualidade da educação em nosso país, e falta de interesse dos governantes, o que resulta em políticas públicas ineficientes implementadas por governos que ainda não despertaram para a verdadeira função social que a escola pode exercer para o desenvolvimento da nação. Quando se abordam dificuldades do ensino de Química, a escola, pais de alunos e a população em geral, por questões de conveniência, frequentemente, imprime ao estudante a culpa pelo fracasso do processo educativo, assim sendo, o estudante é visto como desinteressado, displicente e com poucos conhecimentos construídos ao longo de sua história. Esta pesquisa - estudo de caso – teve como objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem da disciplina Química no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho da cidade de Alagoa Nova – PB, na visão dos professores do seu quadro efetivo. O procedimento metodológico foi o analítico-descritivo e o instrumento de coleta de informações foi o questionário. Os resultados demonstraram alguns aspectos positivos e negativos, dentre os negativos destaca-se: a existência de um laboratório de química na escola pesquisada que não é utilizado no ensino dessa ciência. E dentre os positivos, destaca-se: todos os professores possuem graduação na área que lecionam, o que representa um aspecto bastante relevante e importante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.